FMI revisa estimativa de crescimento do PIB brasileiro para 2025
ICARO Media Group TITAN

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizou uma revisão nos seus números para o Brasil, apresentando um aumento na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2025. Considerando que a projeção de 2024 é de 2,1% e a de 2025 é 2,4%, o aumento de 0,3% previsto pelo FMI é decorrente de uma aposta nos esforços de reconstrução no estado do Rio Grande do Sul.
As enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul levaram o FMI a reduzir sua projeção para o Brasil neste ano. A nova previsão divulgada no relatório "Perspectiva Econômica Mundial" apresenta uma redução para um crescimento de 2,1% no ano de 2024. Essa estimativa é menos otimista que a divulgada pelo Ministério da Fazenda, que previu um avanço de 2,5% no mesmo período.
Segundo o FMI, o Brasil está projetado para superar as expectativas de crescimento da região da América Latina e Caribe, que está prevista em 1,9%, mas ficará abaixo da média dos mercados emergentes, que é esperada em 4,3%. Para o próximo ano na América Latina, o FMI melhorou sua projeção de crescimento, elevando-a para uma estimativa de 2,7%.
No âmbito global, o Fundo Monetário Internacional manteve sua projeção de crescimento da economia mundial em 3,2% para o ano de 2024, mas elevou-a para 3,3% no ano seguinte.
Além disso, o FMI destacou que a pressão para controlar a inflação está diminuindo, o que pode implicar em uma redução mais lenta das taxas de juros por parte dos bancos centrais. Ademais, um dólar forte está criando desafios adicionais para economias em desenvolvimento.
No que se refere aos Estados Unidos, a previsão de crescimento econômico para o ano de 2024 foi reduzida para 2,6%, devido à desaceleração mais marcante do que se esperava no consumo no início do ano.