Home
Notícias
Governo brasileiro busca soluções para hospedagem de delegados da COP30 em Belém
Notícias

Governo brasileiro busca soluções para hospedagem de delegados da COP30 em Belém

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
22/08/2025 19h11
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16588643/original/open-uri20250822-79-cgi9q9?1755891720
©© SETUR/GOV PA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo federal está empenhado em resolver a questão da hospedagem dos delegados que participarão da 30ª Conferência das Partes (COP30) em Belém. A menos de três meses do evento, representantes da Casa Civil e o secretário extraordinário para a COP30 anunciaram que delegados de 47 países já têm hospedagem confirmada, o que equivale a 24% do total de nações participantes. Porém, a organização enfrenta uma crise devido aos altos preços de estadia na capital paraense.

Dos países com hospedagem garantida, 39 reservaram por meio de uma plataforma oficial, com preços controlados, enquanto outros oito estão pagando diárias mais inflacionadas no mercado. A maioria dos países que utilizaram a plataforma oficial são nações desenvolvidas, com orçamentos mais folgados para seus diplomatas.

Uma força-tarefa coordenada pela Casa Civil está trabalhando para auxiliar os países na busca por acomodações dentro dos quartos disponibilizados para delegações oficiais. O objetivo é priorizar as nações em desenvolvimento, oferecendo quartos para negociadores com diárias entre US$ 100 e US$ 200 para países mais pobres e insulares.

Apesar de já ter mapeado mais de 33 mil quartos, o governo brasileiro enfrenta o desafio de adequar os preços ao poder aquisitivo dos países participantes. O secretário extraordinário para a COP30 enfatizou que os valores praticados estão dentro da média de outras conferências do clima da ONU, e que a busca por soluções ainda está em andamento. A tentativa é convencer os países de que é difícil avançar muito mais na redução dos preços.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também