Governo Lula investirá R$ 390 milhões em projeto de inteligência artificial no serviço público
ICARO Media Group TITAN

Representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) assinam, nesta terça-feira (30), termo de parceria para o desenvolvimento de soluções e ferramentas que permitam o uso de inteligência artificial (IA) na gestão e prestação de serviços públicos. O projeto prevê, entre outras aplicações, o uso de IA para a automação de sistemas, como a integração de grandes bases de dados, e a criação de novas plataformas que afetem diretamente a vida dos cidadãos, e será desenvolvido pelo CPQD, localizado em Campinas (SP), com duração de quatro anos, visando melhorar a eficiência e a personalização dos serviços oferecidos aos cidadãos.
A iniciativa tem como objetivo integrar grandes bases de dados gerenciadas pela administração federal, como o CadÚnico, usado em programas sociais como o Bolsa Família, juntamente com informações de saúde e educação. Além disso, será criado um Núcleo de IA, destinado a capacitar os servidores para propor soluções de inteligência artificial, mesmo aqueles com pouca experiência em programação.
Outras frentes do projeto incluem a garantia da segurança e privacidade nas aplicações de IA, o aprimoramento das informações cadastrais para evitar duplicações e a personalização dos serviços públicos com base nas necessidades dos cidadãos. O CPQD iniciou a montagem de um data center dedicado, com recursos para o desenvolvimento de aplicações e treinamento de modelos de IA, além da capacitação de 200 pessoas envolvidas no projeto.
A proposta integra o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado há um ano com o intuito de promover a tecnologia tanto no setor público quanto privado. A expectativa é que a iniciativa contribua para o aprimoramento da experiência do cidadão com os serviços governamentais, facilitando o acesso a informações de forma ágil e segura, de acordo com as declarações de Rogério Mascarenhas, secretário de governo digital do MGI.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.