Gripe aviária: 15 países impõem restrições ao frango brasileiro

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Nesta quarta-feira (21), o Ministério da Agricultura do Brasil atualizou a lista de países que estão com restrições à importação de carne de frango do país, após o primeiro caso de gripe aviária ter sido identificado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15). Com as recentes inclusões de Jordânia e Filipinas, o número total de países com algum tipo de restrição chega a 15.
Desse total, 11 países impuseram embargos totais à carne de frango brasileira, suspendendo completamente as importações. São eles: China, União Europeia, Coreia do Sul, México, Chile, Uruguai, Filipinas, Jordânia, Iraque, União Econômica Euroasiática e Argentina.
Outros 4 países adotaram restrições parciais, limitando as suspensões apenas ao estado do Rio Grande do Sul ou à cidade de Montenegro, onde foi identificado o foco da doença. Japão, Arábia Saudita, Cazaquistão e Ucrânia optaram por embargos regionais, o que, segundo o governo brasileiro, não afeta diretamente o comércio, uma vez que não há exportadores ativos na região impactada.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a medida visa evitar a propagação da gripe aviária para outras granjas em diferentes países. Ainda assim, o órgão ressalta que não há risco para o consumo de carne de frango e ovos, pois o problema está localizado e sendo monitorado pelas autoridades sanitárias competentes.
O Brasil é atualmente o maior produtor e exportador de carne de frango do mundo, com vendas para cerca de 160 países. Diante da importância do setor para a economia nacional, o Ministério reforça que todas as ações adotadas têm o objetivo de garantir a segurança sanitária dos alimentos e preservar a confiança dos mercados internacionais na qualidade dos produtos brasileiros.
Na segunda-feira (19), o Ministério já havia se comprometido a divulgar a lista completa dos países que impuseram restrições, assim como os tipos de bloqueio adotados em cada um. A atualização contínua dessas informações visa manter a transparência e a confiança dos parceiros comerciais.
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