Hotel em Belém troca de nome e cobra valor exorbitante por diária para a COP30
ICARO Media Group TITAN

Um estabelecimento de Belém, que antes era conhecido como "Hotel Nota 10", mudou seu nome para "Hotel COP30" e está cobrando valores extremamente altos pelas diárias faltando cem dias para a realização da conferência do clima na cidade. A mudança de nome coincidiu com a reforma do espaço, que agora pratica preços cerca de 80 vezes maiores do que os cobrados anteriormente. Em 2023, ainda como "Hotel Nota 10", o valor de uma diária era de R$ 70, mas para a COP30 o custo mais baixo para oito dias de hospedagem no "Hotel COP30" é de R$ 45.360 para um único hóspede, o que representa um aumento significativo no valor das hospedagens.
Em meio a uma pressão internacional pela redução dos valores das hospedagens em Belém, e até mesmo pedidos para mudança da sede do evento, o Hotel COP30 ainda não fechou nenhuma reserva para a temporada da conferência climática e está analisando as propostas recebidas até o momento.
Localizado a pouco mais de 6 quilômetros do Centro de Convenções da Amazônia, onde ocorrerão a maioria das reuniões da COP30, o Hotel COP30 tem sido alvo de críticas devido aos valores exorbitantes cobrados pelas diárias. Recentemente, o escritório climático da ONU realizou uma reunião de emergência para discutir soluções diante da queixa internacional sobre os altos preços das acomodações na capital paraense. Além disso, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, confirmou que países pediram abertamente a mudança do local do evento devido aos valores praticados pelos hotéis em Belém.