Home
Notícias
Incêndios florestais na Grécia ameaçam Atenas
Notícias

Incêndios florestais na Grécia ameaçam Atenas

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
12/08/2024 13h09
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo grego emitiu novas ordens de evacuação nesta segunda-feira (12) devido aos incêndios florestais que estão se aproximando rapidamente da capital, Atenas. As autoridades do Serviço de Proteção Civil já determinaram a saída de moradores de mais de 25 cidades e vilarejos nas imediações da cidade.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, apesar dos esforços das equipes de combate às chamas, o fogo continua a avançar. Além das residências, dois hospitais, um pediátrico e outro militar precisaram ser evacuados. Os pacientes foram transferidos para outros centros médicos durante a madrugada. Aproximadamente 29 crianças também foram levadas para estabelecimentos médicos na capital.

Até o momento não há relatos de mortes, mas ao menos 13 pessoas necessitaram de tratamento médico devido à inalação de fumaça, enquanto dois bombeiros foram atendidos por queimaduras, segundo informações do porta-voz do governo.

Mensagens emitidas pelo Serviço de Proteção Civil estão sendo enviadas aos moradores da região, alertando sobre a proximidade dos incêndios florestais e orientando sobre como proceder. Um dos locais de acolhimento disponibilizados pelas autoridades é o Estádio Olímpico OAKA, no norte de Atenas, que está abrigando milhares de pessoas que tiveram de deixar suas casas.

Na cidade histórica de Maratona, localizada a 40 km a leste de Atenas e com uma população de 7 mil habitantes, os moradores foram evacuados no domingo e encaminhados para a cidade costeira de Nea Makri.

A frente de incêndio já percorre mais de 30 quilômetros, com algumas chamas alcançando mais de 25 metros de altura, de acordo com a emissora pública de televisão ERT. As autoridades mobilizaram um contingente de 670 bombeiros e 183 veículos, além de 32 hidroaviões sobrevoando a região para auxiliar no combate às chamas.

Este ano, a situação é particularmente preocupante devido ao inverno mais quente já registrado e à onda de calor mais precoce da história do país. Cientistas alertam que as mudanças climáticas estão tornando fenômenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, mais frequentes e intensos.

Para esta segunda-feira, a previsão meteorológica indica temperatura máxima de 29ºC, com rajadas de vento de até 50 km/h. A Grécia recebe grande fluxo de turistas no verão e o calor intenso levou ao fechamento da Acrópole durante os horários de maior calor em vários dias.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook, X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também