Julgamento no STF tem votos pela condenação de Bolsonaro e aliados por trama golpista

ICARO Media Group TITAN








O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, nesta segunda-feira, ao julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados pelo envolvimento em uma trama golpista para mantê-lo no poder após a derrota nas eleições de 2022. No primeiro dia de votação, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino se posicionaram pela condenação dos réus.
Moraes, relator da ação penal, abriu a sessão apresentando um voto firme contra a defesa, destacando o papel de liderança de Bolsonaro no processo e classificando os atos executados como parte de uma tentativa de golpe. Dino acompanhou o relator, reforçando a existência de violência nos atos e frisando que crimes dessa natureza não admitem anistia.
O julgamento será retomado amanhã, com o voto do ministro Luiz Fux. Para que os acusados sejam considerados culpados, é necessário que pelo menos três ministros da Primeira Turma do STF se manifestem pela condenação.
A tendência da Corte, já expressa em outros momentos, é rejeitar qualquer hipótese de anistia. Segundo os ministros, os ataques ao Estado Democrático de Direito e a formação de uma organização criminosa que resultou em danos ao patrimônio público são fatos graves e inquestionáveis. O resultado do julgamento deve definir não apenas a condenação, mas também o tempo de pena de cada um dos envolvidos.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads



