Home
Notícias
"Lança do Sul": EUA revelam operação militar para combater o narcotráfico na América Latina
Notícias

"Lança do Sul": EUA revelam operação militar para combater o narcotráfico na América Latina

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/11/2025 11h18
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, revelou nesta quinta-feira (13) o lançamento de uma operação militar destinada a combater grupos ligados ao narcotráfico na América Latina. Batizada de "Operação Lança do Sul", a iniciativa contará com a participação do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA (SOUTHCOM), responsável por ações militares em 31 países da América do Sul, América Central e Caribe.

Hegseth não forneceu detalhes sobre a missão, destacando apenas que a operação tem como objetivo defender a pátria, remover narcoterroristas do hemisfério ocidental e proteger o país contra o tráfico de drogas. O secretário acrescentou que a ação foi ordenada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e será executada pelo Departamento de Guerra.

Apesar de o regime de Nicolás Maduro na Venezuela ainda não ter se pronunciado sobre o anúncio, a Operação Lança do Sul intensifica a presença militar dos Estados Unidos na América Latina. Desde setembro, o governo norte-americano tem reforçado suas operações na região, culminando na chegada do maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, na terça-feira (11).

O USS Gerald Ford tem capacidade para transportar dezenas de aviões de combate e está acompanhado de uma frota de apoio. A escalada de ações militares dos EUA na América Latina coincidiu com uma mobilização massiva de forças terrestres, aéreas e navais por parte do regime de Maduro, que é acusado pelos Estados Unidos de envolvimento em tráfico internacional e corrupção, acusações negadas pelo ditador venezuelano. Os recentes confrontos na região resultaram em mortes e contínuas tensões diplomáticas.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também