Home
Notícias
Lula e Trump se falam por telefone e acertam encontro em Washington
Notícias

Lula e Trump se falam por telefone e acertam encontro em Washington

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
26/01/2026 17h17
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16678897/original/open-uri20260126-81-1um3iz5?1769447917
©Fotos: Ricardo Stuckert / PR
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Na manhã desta segunda-feira (26), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mantiveram uma conversa telefônica. Durante os 50 minutos de ligação, os líderes discutiram diversos temas de interesse bilateral e global. Entre os assuntos abordados, estiveram os indicadores econômicos positivos de ambos os países, que apontam para boas perspectivas nas economias do Brasil e dos Estados Unidos.

O Presidente Trump destacou a importância do crescimento econômico no Brasil e nos Estados Unidos para a região. Além disso, ambos os líderes celebraram o bom relacionamento construído nos últimos meses, o que resultou na redução de tarifas sobre produtos brasileiros. Em relação à cooperação no combate ao crime organizado, o Presidente Lula reiterou uma proposta enviada ao Departamento de Estado em dezembro e manifestou interesse em fortalecer a parceria na repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas.

Outro ponto discutido foi o convite para o Brasil participar do Conselho da Paz, proposto pelos Estados Unidos. Lula sugeriu que o órgão se concentre na questão de Gaza e inclua um assento para a Palestina. O Presidente brasileiro também reforçou a importância de uma reforma ampla das Nações Unidas, a fim de expandir os membros permanentes do Conselho de Segurança. Além disso, Lula e Trump trocaram impressões sobre a situação na Venezuela, com o Presidente brasileiro ressaltando a necessidade de preservar a paz e a estabilidade na região e de trabalhar em prol do bem-estar do povo venezuelano.

Durante a ligação, ficou acordada a realização de uma visita do Presidente Lula a Washington, a ser agendada após a viagem do brasileiro à Índia e à Coreia do Sul em fevereiro. Este foi o primeiro contato entre Lula e Trump desde a invasão dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na remoção do presidente Nicolás Maduro do poder e em sua detenção em território americano. Lula, por sua vez, já se posicionou publicamente contra a ação militar no país vizinho, classificando-a como "falta de respeito" e reforçando a importância do respeito mútuo entre os países da América Latina.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também