Home
Notícias
Lula se reunirá com CEOs de bancos para discutir novo modelo de crédito imobiliário
Notícias

Lula se reunirá com CEOs de bancos para discutir novo modelo de crédito imobiliário

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
09/07/2025 17h01
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16558253/original/open-uri20250709-108-17tu2fm?1752081692
©Agência Senado
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agendada uma reunião com os CEOs dos principais bancos do país na próxima quinta-feira (10) com o objetivo de debater o novo modelo de crédito imobiliário elaborado pelo governo. Esse encontro visa alinhar o diálogo entre os bancos e o presidente para definir um novo marco regulatório que impulsione o mercado imobiliário diante do esgotamento da poupança como fonte de captação.

Atualmente, os bancos direcionam a maior parte dos depósitos da poupança para operações de financiamento imobiliário e deixam compulsoriamente 20% do valor depositado no Banco Central. A proposta em questão prevê que os bancos possam utilizar parte dos recursos do compulsório para novos financiamentos imobiliários, em que a liberação desses recursos seja casada com os novos empréstimos concedidos pelas instituições.

A essência do novo modelo é substituir o redirecionamento da poupança para fontes de mercado, permitindo maior flexibilidade no uso de recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Para viabilizar essa transição, haverá um período de adaptação ao financiamento imobiliário 100% proveniente de fontes de mercado, afastando-se assim da dependência da poupança como fonte de captação.

A participação dos bancos é considerada crucial pelo governo e pelo Banco Central para o sucesso da mudança das regras, à medida que a adesão dos bancos públicos e privados ao novo modelo é fundamental para manter o crescimento do crédito imobiliário no Brasil. A proposta foi apresentada pela primeira vez ao presidente Lula na semana retrasada, e desde então, discussões têm sido lideradas pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo. A expectativa é que a flexibilização dos recursos da poupança e a introdução de mecanismos para estimular os financiamentos corrigidos pela inflação tornem o crédito imobiliário mais atrativo para os bancos, garantindo sua rentabilidade.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads  

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também