Onda de frio chega ao 3º dia com temperaturas negativas no Sul do Brasil
ICARO Media Group TITAN

Uma intensa onda de frio polar atingiu o Sul do Brasil, mantendo as temperaturas abaixo de zero e causando impactos nas cidades da região. Nesta quarta-feira (2), 20 cidades gaúchas e quatro cidades catarinenses registraram temperaturas negativas durante a madrugada. As capitais da região sul, Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) também sentiram o efeito do clima gelado, com previsão de máximas de 13°C, 14°C e 7°C, respectivamente.
A influência do ar frio de origem polar se faz presente, resultando em céu nublado e sensação térmica de aproximadamente 10°C em Porto Alegre. Em Florianópolis, a umidade relativamente alta traz a possibilidade de chuva, com 64% de probabilidade. A previsão indica que a onda de frio intenso continuará afetando o Sul do Brasil até o fim da semana, com queda gradual das temperaturas a partir de quinta-feira (3) e sexta-feira (4).
Além da Região Sul, a massa de ar polar também influencia as temperaturas em outras partes do país. Em São Paulo (SP), a mínima pode chegar a 11°C e a máxima a apenas 14°C, configurando um dos dias mais frios do ano na capital paulista. Na região Centro-Oeste, Campo Grande (MS) registra mínima de 10°C e máxima de 23°C, com nevoeiro pela manhã e céu limpo à noite. Já no Rio Grande do Sul, cidades como Santana do Livramento e Urupema tiveram manhã gelada, com formação de geada e expectativa de máxima de 10°C.
A previsão aponta que o centro da massa de ar frio atua sobre o Rio Grande do Sul, mantendo as temperaturas baixas ao longo desta quarta-feira e na madrugada e manhã de quinta-feira. Contudo, a tendência é de que o frio diminua gradualmente durante a tarde de quinta-feira e na sexta-feira, à medida que a massa de ar polar se afasta do Sul do Brasil, permitindo a elevação das temperaturas na região e em outras áreas do Centro-Sul.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads