Home
Notícias
Operação mira esquema de lavagem de dinheiro do traficante Mijão no interior de São Paulo
Notícias

Operação mira esquema de lavagem de dinheiro do traficante Mijão no interior de São Paulo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
30/10/2025 11h37
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Nesta quinta-feira (30), uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Campinas (SP) e o 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) resultou na desarticulação de um esquema de lavagem de dinheiro ligado a traficantes no interior de São Paulo. A ação visava dois dos traficantes mais procurados do Brasil, identificados como Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como "Mijão", "Xixi" ou "2X", e Álvaro Daniel Roberto, o "Caipira". Foram emitidos nove mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de 12 imóveis de luxo e valores em contas bancárias.

Durante a operação, houve um confronto entre policiais e um dos investigados, resultando na morte do suspeito no local e em um policial militar baleado, que foi encaminhado ao Hospital de Clínicas da Unicamp para receber tratamento médico. Ambos os traficantes, Mijão e Caipira, estão foragidos há anos e são considerados entre os mais procurados do país. As buscas se estenderam por condomínios de alto padrão em Campinas, Mogi Guaçu e Artur Nogueira, além de outros locais.

A ação desta quinta-feira é um desdobramento das operações "Linha Vermelha" e "Pronta Resposta", que impediram um plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) de assassinar o promotor de Justiça Amauri Silveira Filho em agosto. A investigação revelou novos esquemas criminosos que conectavam empresários e traficantes, indicando várias transações financeiras para ocultar a origem do dinheiro obtido com o tráfico de drogas. Estratégias como o uso de empresas e atividades aparentemente lícitas foram utilizadas para dissimular os valores ilícitos.

Eduardo Magrini, conhecido como "Diabo Loiro" e apontado como membro importante do PCC, é um dos alvos dos mandados de prisão. Com passagens por homicídio, formação de quadrilha, receptação e uso de documentos falsos, Magrini se apresenta nas redes sociais como produtor rural e influenciador digital, exibindo frequentemente fotos de carros de luxo e viagens. Álvaro Daniel Roberto, o "Caipira", também investigado por tráfico de drogas e associação criminosa, é apontado como um dos principais traficantes do Brasil, com conexões internacionais. Apesar de não ser alvo de prisão nessa operação, ele é vinculado ao grupo investigado.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também