Home
Notícias
Polícia Federal deflagra operação Face Off contra fraudadores de contas do Gov.br
Notícias

Polícia Federal deflagra operação Face Off contra fraudadores de contas do Gov.br

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
13/05/2025 14h01
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16524738/original/dac65a1b-258d-4a11-b87f-5afe5235b3ec?1747145000
©Reprodução/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Federal de Brasília deflagrou a operação "Face Off" com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma do governo, o Gov.br. Segundo as investigações, os criminosos utilizavam técnicas avançadas de alteração facial para contornar sistemas de autenticação biométrica. Eles simulavam traços faciais de terceiros para obter acesso indevido às contas das vítimas, assumindo o controle total dos perfis e, consequentemente, de serviços públicos e informações pessoais sensíveis.

A plataforma Gov.br é essencial para o acesso a diversos serviços públicos prestados pelo governo federal, como cadastro para benefícios, consulta ao Imposto de Renda, entre outros. A operação culminou na execução de cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em vários estados do país, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins, conforme determinação da Justiça Federal de Brasília.

Os investigados podem responder por crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa. A ação da Polícia Federal visa desmantelar organizações criminosas que se especializaram em fraudes contra contas digitais vinculadas ao Gov.br, garantindo a proteção dos cidadãos e a integridade dos sistemas de autenticação biométrica. A investigação prossegue com o objetivo de identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los pelas práticas ilícitas perpetradas.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também