Home
Notícias
Preocupação crescente com nova variante do vírus da gripe identificada na China
Notícias

Preocupação crescente com nova variante do vírus da gripe identificada na China

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
17/10/2025 19h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O influenza D (IDV), anteriormente encontrado apenas em animais, parece estar se adaptando para ser transmitido de pessoa para pessoa, conforme apontado por um estudo publicado na revista Emerging Microbes & Infections em 10 de outubro.

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Veterinária de Changchun analisaram uma cepa isolada de bovinos da região nordeste da China em 2023, denominada D/HY11. A equipe constatou que o vírus foi capaz de se propagar pelo ar em testes com animais de laboratório e também se replicar em células das vias respiratórias humanas.

O IDV foi inicialmente identificado em suínos com sintomas de gripe nos Estados Unidos, em 2011, e desde então se tornou comum em rebanhos bovinos, sendo detectado em diversas regiões do mundo. A pesquisa chinesa indica que a nova cepa D/HY11 possui ampla capacidade de infecção em mamíferos e pode adaptar-se ao trato respiratório, aumentando o risco de transmissão entre animais e seres humanos.

A taxa de exposição ao vírus na população geral avaliada na China foi de 73%, atingindo 96% entre os indivíduos que buscaram cuidados médicos devido a sintomas respiratórios. Os cientistas destacam que, embora ainda não haja confirmação de transmissão direta entre humanos, os indícios encontrados são preocupantes e ressaltam a importância da vigilância global e de mais estudos para compreender a propagação e os riscos à saúde pública.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também