Primeiro-Ministro eslovaco fora de perigo após atentado

ICARO Media Group TITAN








Neste domingo (19), o vice-primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Kalinak, afirmou que a vida do primeiro-ministro Robert Fico já não está em perigo, após o atentado sofrido durante esta semana. Fico, de 59 anos, permanece internado desde a última quarta-feira, quando foi alvejado quatro vezes por um homem, sendo uma das balas no abdômen.
Kalinak informou à imprensa que, embora o estado de Fico ainda seja grave, ele está estável e requer cuidados intensivos. O primeiro-ministro eslovaco passou por uma cirurgia de cinco horas na quarta-feira e mais duas horas na sexta-feira, o que permitiu um prognóstico positivo, de acordo com Kalinak.
O suposto atirador, identificado como Juraj Cintula, de 71 anos, foi acusado de tentativa de homicídio premeditado e encontra-se em prisão preventiva. O crime ocorreu após uma reunião de gabinete na cidade de Handlova. As autoridades também estão investigando a possibilidade de Cintula não agir sozinho, cogitando a participação de um grupo que teria encorajado o ataque.
No sábado, o ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, afirmou que se um dos tiros tivesse atingido alguns centímetros acima, o fígado de Fico teria sido afetado. Estok também revelou que, enquanto o atirador já estava sob custódia policial, suas informações no Facebook e comunicações foram excluídas por alguém, de acordo com relatórios de inteligência.
O ocorrido gerou comoção em todo o país, que é membro da União Europeia e da OTAN, e possui uma população de cerca de 5,4 milhões de habitantes. A Eslováquia está passando por uma divisão política há anos.



