Regina Duarte terá que pagar indenização por uso indevido de imagem de Leila Diniz

ICARO Media Group TITAN








No Juizado Especial da Lagoa, no Rio de Janeiro, a atriz Regina Duarte, de 77 anos, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 30 mil à diretora Janaina Diniz Guerra, filha da também atriz Leila Diniz. A decisão do juizado decorre do entendimento de que Regina Duarte fez uso indevido de uma imagem de Leila.
O processo foi movido por Janaina Diniz no ano passado, alegando o uso indevido de imagem e "violação à honra" da mãe. Uma foto de 1968, que retratava as atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em um protesto contra a censura e a ditadura militar, foi utilizada fora de contexto tanto por Regina Duarte quanto pelo Partido Liberal e por Michelle Bolsonaro.
Em dezembro do ano passado, Regina Duarte publicou em seu Instagram um vídeo em defesa da ditadura militar, reproduzindo um discurso de Jair Bolsonaro em favor do golpe militar. No trecho do vídeo em que é afirmado que "64 foi uma exigência da sociedade" e que "as mulheres nas ruas pediam o restabelecimento da ordem", a foto das seis atrizes foi utilizada para ilustrar as falas.
A advogada Maria Isabel Tancredo, que representa Janaina Diniz no processo, comentou sobre a decisão, afirmando que "a vinculação da imagem da atriz a uma defesa tão explícita da ditadura militar é absurda e merece toda a repulsa e punição. É uma utilização indevida e grave da imagem da atriz".
Janaina Diniz ressaltou que a memória de sua mãe está ligada à total ruptura com o conservadorismo defendido pelo Partido Liberal e por Michelle Bolsonaro, conservadorismo este que na época da ditadura militar foi imposto pelo regime ao qual Leila Diniz se opôs.
A condenação de Regina Duarte a pagar R$ 30 mil de indenização serve como um alerta sobre o uso indevido e inadequado de imagens, demonstrando a importância de se respeitar os direitos e a memória das pessoas retratadas.



