Rejeição à anistia a Bolsonaro aumenta entre brasileiros, revela pesquisa Datafolha

ICARO Media Group TITAN








Uma pesquisa realizada nos dias 8 e 9 deste mês pelo Instituto Datafolha revelou que a maioria dos brasileiros é contrária ao Congresso Nacional conceder uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados rejeitam a ideia, enquanto 39% a defendem.
Esse posicionamento foi registrado antes de Bolsonaro receber a sentença do STF na última quinta-feira (dia 11). A pesquisa contou com a participação de 2.005 eleitores em 113 municípios do país, sendo que 2% se mostraram indiferentes e 4% não souberam opinar sobre o assunto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Além disso, a pesquisa indicou que 61% dos entrevistados são contrários a qualquer tipo de perdão aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, que resultaram em 1.630 ações penais, dentre as quais 683 condenações. O ex-presidente tornou-se o primeiro ex-mandatário condenado por tentativa de golpe no Brasil, o que tem gerado discussões acaloradas no cenário político.
O Datafolha ainda apontou que, em relação à prisão de Bolsonaro por tentar o golpe, metade dos entrevistados (50%) é a favor da medida, enquanto 43% são contra. A percepção popular sobre a execução da pena tem variado ao longo do tempo, refletindo a descrença em relação à justiça para todos os cidadãos. A pesquisa também revelou que a anistia encontra menor apoio entre os moradores do Nordeste, reduto eleitoral do ex-presidente Lula, e maior apoio entre os mais ricos, sulistas, moradores do Norte/Centro-Oeste e evangélicos.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads



