Rio Grande do Sul bate recorde de hospitalizações e mortes por gripe em 2025

ICARO Media Group TITAN






O Rio Grande do Sul vem enfrentando uma situação alarmante em relação aos casos de hospitalizações e mortes por gripe neste ano de 2025. De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o estado registrou, até esta segunda-feira, 2.654 internações e 423 óbitos confirmados por Síndrome Respiratória Aguda Grave causadas pelo vírus influenza. Esses números representam um recorde desde a pandemia de H1N1 em 2009.
A baixa adesão à vacinação tem sido apontada como um dos fatores que contribuíram para a gravidade da situação. Segundo a SES, 82% das pessoas hospitalizadas por gripe não estavam imunizadas, assim como 78% dos óbitos registrados. Esses dados ressaltam a importância da vacinação como medida preventiva para reduzir a transmissão e gravidade da doença.
Os idosos têm sido o grupo mais afetado pela gripe, representando 58% das hospitalizações e 77% dos óbitos. A SES destaca que a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está muito abaixo da meta estabelecida, que é de 90%. A vacinação é essencial para proteger não só as pessoas vacinadas, mas também para reduzir a circulação do vírus na comunidade e proteger os mais vulneráveis.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads


