Home
Notícias
STF tem maioria para manter número de deputados federais nas eleições de 2026
Notícias

STF tem maioria para manter número de deputados federais nas eleições de 2026

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
30/09/2025 21h14
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (30) para manter, nas eleições de 2026, o atual número de 513 deputados federais e a distribuição em vigor das vagas por unidade da federação. Os magistrados analisam a decisão individual do ministro Luiz Fux, que adiou a mudança na distribuição de cadeiras da Câmara dos Deputados. Os ministros têm até esta quarta-feira (1º) para inserir os votos no sistema eletrônico da Corte.

A decisão tomada no plenário virtual atendeu a um pedido do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para que o Supremo reconheça que o Legislativo avançou com a discussão sobre a revisão do número de deputados, conforme determinado pelo STF em 2023. Caso a redistribuição proporcional não fosse realizada pelo Legislativo em dois anos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria que definir, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada Estado e do Distrito Federal para 2026.

Em junho deste ano, o Congresso aprovou uma lei que estabelecia o total de 531 deputados federais a serem eleitos em 2026, assim como critérios para a distribuição das vagas. Porém, o texto da lei foi vetado pelo presidente Lula. O presidente do Congresso, Alcolumbre, argumentou no STF que é fundamental garantir a segurança jurídica e o princípio da anualidade eleitoral, que determina que as regras das eleições sejam definidas com um ano de antecedência.

O relator do caso, ministro Luiz Fux, entendeu que, como o veto que derrubou a revisão ainda não foi apreciado pelo Congresso, o processo legislativo não está concluído. O voto de Fux foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, formando a maioria no STF para manter o atual número de deputados federais e a distribuição das vagas para as eleições de 2026.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também