Trump ironiza importância do Brics e ameaça taxação de países do bloco

ICARO Media Group TITAN








O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países. Durante um evento na Casa Branca nesta sexta-feira (18 de julho de 2025), Trump ironizou a cúpula recente do Brics realizada no Rio de Janeiro, afirmando que o grupo estaria se esvaziando. O republicano também ameaçou impor tarifas de 10% sobre os países do bloco, caso tentem diminuir a dependência do dólar no comércio internacional.
Durante a reunião do Brics, que ocorreu nos dias 6 e 7 de julho e teve Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, Trump criticou a ideia do grupo em acabar com a dependência da moeda americana, alegando que o Brics seria um "grupo pequeno" que estaria desaparecendo rapidamente. O presidente norte-americano afirmou que qualquer país alinhado ao Brics seria tarifado em 10%.
Além disso, Trump destacou a ausência dos líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, na cúpula do Brics. Segundo o republicano, a intenção do grupo em tentar "dominar o dólar" não seria bem vista por ele. Ele afirmou que o Brics é composto por apenas 6 países relevantes e que, se juntassem forças, o bloco logo se dissolveria.
O Brics, formado originalmente pelos países mencionados, passou por uma expansão em 2023 ao incluir Emirados Árabes, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã. Apesar disso, a Arábia Saudita, possivelmente o sexto país aludido por Trump, ainda não formalizou sua adesão ao grupo econômico. Donald Trump reiterou a ameaça de aplicar tarifas de 10% aos países do Brics em 8 de julho, enfatizando o seu compromisso em defender o dólar como moeda padrão.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads



