Venezuela aumenta presença militar em fronteiras para combater tráfico de drogas
ICARO Media Group TITAN

A Venezuela anunciou neste domingo (7) um aumento significativo de suas tropas nas áreas costeiras para combater o tráfico de drogas, em resposta à movimentação dos Estados Unidos. A medida foi tomada após a ordem dos EUA de enviar mais 10 caças para Porto Rico, visando operações contra os cartéis de drogas na região.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro determinou o envio de mais tropas para regiões estratégicas com alto índice de tráfico de drogas, como Guajira, no Estado de Zulia, e a península de Paraguaná, em Falcón. O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, destacou que essas áreas são consideradas "rotas do tráfico de drogas" e que a presença militar também será ampliada em outras regiões sensíveis, como Nueva Esparta, Sucre e Delta Amacuro.
A escalada das tensões entre Venezuela e EUA acontece após o governo americano mudar sua abordagem no combate ao narcotráfico. O envio dos caças para Porto Rico se soma ao acúmulo militar dos EUA no Caribe e foi precedido por um ataque que resultou na morte de 11 pessoas e no afundamento de uma embarcação venezuelana, supostamente ligada ao transporte de drogas.
Maduro acusou os Estados Unidos de tentarem uma mudança de regime no país. Por sua vez, o presidente americano Donald Trump justificou a atividade militar no Caribe como a luta contra o narcotráfico e a crise de overdose nos EUA.
Segundo relatos da CNN, Trump está considerando novos ataques, incluindo a possibilidade de atingir alvos suspeitos de envolvimento com cartéis de drogas na Venezuela. Essa ação representaria uma escalada significativa na região e poderia intensificar ainda mais o conflito entre os dois países.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.