Visto de presidente colombiano é revogado pelos EUA após discurso em NYC
ICARO Media Group TITAN

Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira (26 de setembro de 2025) a revogação do visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, devido a atos considerados imprudentes e incendiários. A decisão veio após Petro ter feito um discurso durante uma manifestação em Nova York pedindo que militares norte-americanos desobedecessem às ordens do presidente Donald Trump. O Departamento de Estado dos EUA comunicou a revogação do visto através de uma publicação em uma rede social.
Durante a manifestação realizada em frente à sede da ONU, Gustavo Petro incentivou os soldados dos EUA a não seguirem ordens que poderiam incitar violência, declarando: "Peço a todos os soldados do exército dos EUA que não apontem seus rifles para a humanidade. Desobedeçam às ordens de Trump. Obedeçam às ordens da humanidade". O presidente colombiano defendeu a criação de uma força armada global para "libertar a Palestina" e sugeriu a formação de um "Exército da Salvação do Mundo" pela ONU.
O Departamento de Estado norte-americano justificou a revogação do visto de Gustavo Petro como uma medida decorrente das ações do colombiano durante a manifestação em Nova York. Em sua publicação, o órgão mencionou que as declarações do presidente colombiano foram consideradas imprudentes e incendiárias, levando à decisão de cancelar seu visto para os Estados Unidos.
A atitude de Petro em pedir a desobediência às ordens de Trump gerou repercussões imediatas, levando à revogação de seu visto pelos EUA. A declaração do presidente colombiano foi feita em meio a tensões políticas e diplomáticas, evidenciando a discordância entre Petro e o governo norte-americano em relação a questões internacionais e à postura em relação a conflitos mundiais, como o caso da Palestina.
🇨🇴🇺🇸 Veja o discurso do presidente colombiano Gustavo Petro que fez os Estados Unidos revogarem o seu visto.
Petro disse que a ONU deveria criar um “Exército da Salvação do Mundo” para libertar a Palestina e pediu que soldados americanos desobedeçam ordens de Trump, obedeçam à… https://t.co/Y2XLNNAFcZ pic.twitter.com/Ka3hpZao24
— Eixo Político (@eixopolitico) September 27, 2025
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads