Hytalo Santos está preso na Penitenciária Roger, unidade superlotada na Paraíba
Márcia Piovesan

Em cumprimento à decisão da Justiça da Paraíba, o influenciador digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram enviados à Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, mais conhecida como Penitenciária Roger, em João Pessoa. A unidade, a maior do estado, acumula um histórico de superlotação, ainda que conte com um pavilhão específico para a população LGBT+ para promover alguma proteção aos internos, como mais espaço para higiene e convivência.
Dados do Tribunal de Justiça da Paraíba mostram que, em 2022, a unidade mantinha cerca de 540 presos, mas chegou a abrigar até 1.400 pessoas em momentos críticos. O espaço destinado ao pavilhão LGBT+ busca amenizar tensões, mas ainda segue dentro de um contexto rigoroso de controle prisional e limitações significativas.
As visitas acontecem aos domingos, com regras estritas sobre o que é permitido entrar. O volume de alimentos e produtos, como roupas, higiene pessoal e limpeza, precisa respeitar quantidades e padrões específicos, incluindo embalagens transparentes e restrição de cores escuras.
O regime de detenção representa uma forte mudança em relação à vida que Hytalo e Israel levavam, marcada por ostentação, viagens e conteúdo nas redes sociais. Agora, o casal enfrenta rotinas rígidas, restrição de liberdade e convivência em ambiente prisional típico do sistema penal brasileiro
