50% das corporações usam DevSecOps contra incidentes de segurança
33giga
Segundo uma pesquisa da Gartner, 50% das empresas já adotam o DevSecOps, uma metodologia que integra os setores de desenvolvimento de sistemas, segurança de dados e controle de operações para obter uma visão unificada de seus processos, especialmente em ambientes de nuvem amplamente utilizados, como o Google Cloud Platform.
Diferentemente do método tradicional de DevOps, o DevSecOps prioriza a segurança das aplicações desde os primeiros estágios de desenvolvimento. O objetivo é usar o monitoramento contínuo para identificar e solucionar as vulnerabilidades dos sistemas assim que surgirem, e não só após a conclusão dos processos, para agilizar as operações.
A metodologia funciona a partir da centralização não somente do trabalho das equipes, mas também das práticas usadas para garantir a segurança dos sistemas e da automação dos testes de segurança.
Por que a metodologia DevSecOps é vantajosa para as empresas?
Especialistas em transformação digital destacam que as empresas podem usar o DevSecOps para implementar sistemas de segurança de dados mais robustos em suas aplicações desenvolvidas. A metodologia também permite criar chaves de acesso aos sistemas mais eficientes, por darem autorizações baseadas nos cargos, o que ajuda a manter as informações internas protegidas.
A pesquisa da Gartner ainda apresentou alguns dados que mostram que as corporações estão satisfeitas com a adoção do DevSecOps na rotina de desenvolvimento, especialmente por oferecer diversos benefícios. Confira:
- Aumento da segurança
A principal vantagem, mencionada por 66% dos participantes, é a redução drástica dos incidentes com potencial de comprometer a segurança dos sistemas, como exposição de dados confidenciais a pessoas não autorizadas. Para 58% dos negócios, houve melhora na compliance para garantir a conformidade regulatória, como a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e 39% citaram a redução de bugs, falhas que prejudicam o funcionamento das aplicações, como motivos para continuar com o DevSecOps.
- Entregas mais ágeis
Como a metodologia integra todas as equipes envolvidas no desenvolvimento de software e monitora, em tempo real, a execução das tarefas em busca de pontos de melhoria, adotá-la permite fazer entregas mais ágeis. A diminuição das falhas nos projetos contribui para a rapidez na finalização, pois as equipes priorizam a produção e não o conserto de erros.
- Melhora da comunicação
Mais da metade dos participantes da pesquisa da Gartner afirmaram que adotar o DevSecOps fez com que as equipes trabalhassem melhor em conjunto, por proporcionar maior colaboração. Esse efeito deriva da estrutura usada pela metodologia, que prioriza a comunicação transparente e aberta entre os participantes dos projetos.
- Redução dos custos
A diminuição dos erros e a rapidez nas entregas fazem com que 31% das organizações que adotam a metodologia experimentem uma redução considerável dos custos de desenvolvimento de software, pois evitam o retrabalho.
- Aumento da inovação
A inovação é, hoje, o foco para muitas empresas, por permitir desenvolver sistemas e processos cada vez mais ágeis e seguros. Neste cenário, o DevSecOps se mostra um grande aliado, porque permite que as empresas priorizem as partes mais importantes das aplicações, enquanto trabalham com mais rapidez e eficiência.
Qual é a taxa de adoção global e qual a expectativa para o futuro?
Metade das corporações do mundo aderiu ao DevSecOps e já colhe os frutos dessa adoção. E há uma expectativa de crescimento nos próximos anos, visto que 31% dos negócios já estão com um plano de implementação em progresso e 11% pretendem adotar no próximo ano.
É esperado que o mercado dessas soluções movimente mais de US$ 20 milhões até 2030, o que representa crescimento de 13,2% ao ano. Os setores responsáveis por esta expansão são de Tecnologia da Informação (TI), telecomunicações, varejo e governos – todas as áreas que precisam priorizar a segurança, pois lidam diariamente com dados confidenciais.
Como empresas aplicam essa metodologia na prática?
Um dos principais usos da metodologia é na automatização da fase de testes no desenvolvimento de sistemas. Neste ponto, as três equipes se reúnem para identificar as ameaças mais comuns às aplicações, como malware e bugs que expõem dados confidenciais.
É possível ainda promover a automação da checagem do código, para identificar inconsistências ou bugs durante o desenvolvimento e verificar se as aplicações funcionam corretamente, antes de serem disponibilizadas para os usuários finais.
As empresas também podem usar o DevSecOps para compartilhar as responsabilidades, pois os times de desenvolvimento, segurança e operações atuam em todas as etapas dos projetos.
Tendências do DevSecOps
A tecnologia evolui todos os dias e o mesmo acontece com o DevSecOps. Atualmente, as principais tendências são o gerenciamento das práticas de segurança e a automação de diversos processos do ciclo de vida do desenvolvimento, especialmente os testes.
As empresas que adotam ou pretendem adotar a metodologia precisam investir no uso de inteligência artificial preditiva e de agentes inteligentes para checar os códigos e identificar possíveis ameaças, assim como em ferramentas de segurança na nuvem. O objetivo é agilizar o máximo possível o fluxo de trabalho dos desenvolvedores e profissionais de segurança de TI.
Quais desafios as corporações enfrentam ao implementar o DevSecOps e como superá-los?
Para 64% dos participantes da pesquisa, o maior desafio enfrentado ao implementar o DevSecOps é o fato de os desenvolvedores não conseguirem usar as ferramentas que fazem os testes de segurança nas aplicações, seguido da falta de entendimento sobre as possíveis vulnerabilidades nas aplicações, para 59%.
Outros problemas comuns são a falta de treinamento, para 44%, e a resistência em colaborar com times de diferentes setores, para 24%. A liderança também se põe como um desafio, já que muitos gestores não trabalham diretamente para promover a integração entre as equipes.
Essas questões podem ser superadas com a estruturação do fluxo de desenvolvimento para estabelecer as responsabilidades e participação de cada profissional e do time como um todo. Aqui, o papel do líder é fundamental para manter a união e a produtividade. Também é interessante contar com um parceiro em inovação, especialmente um consultor em nuvem, que identifica os pontos de melhoria na corporação, planeja e monitora a adoção da metodologia para assegurar os melhores resultados.

