Home
Tecnologia
Tetris: O jogo soviético que ganhou o mundo durante a Guerra Fria
Tecnologia

Tetris: O jogo soviético que ganhou o mundo durante a Guerra Fria

publisherLogo
Aventuras Na História
06/06/2025 15h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16539180/original/open-uri20250606-18-gbbfhe?1749222296
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Tetris, um dos jogos de maior sucesso da história, completa 41 anos nesta sexta-feira, 6 de junho. Criado em 1984 por Alexey Pajitnov, um programador do Centro de Computação da Academia Soviética de Ciências, o jogo nasceu de uma ideia simples e brilhante: encaixar peças geométricas chamadas tetraminós para formar linhas horizontais completas.

O impacto de Tetris foi tão marcante e duradouro que, mesmo décadas mais tarde, sua história inspirou um filme lançado pela Apple TV+. O longa de 2023, intitulado "Tetris", narra como o jogo ultrapassou barreiras políticas para se tornar um fenômeno global — tudo isso em meio ao clima tenso da Guerra Fria.

Criação soviética

Conforme destacou o portal Military.com, o Tetris nasceu dentro de um regime que não reconhecia propriedade intelectual, tampouco incentivava a livre iniciativa.

Na União Soviética, tudo pertencia ao Estado — inclusive o jogo. Por isso, qualquer negociação internacional precisava passar pela Elorg (Elektronorgtechnica), uma empresa estatal responsável por exportar tecnologia. Como consequência, Pajitnov, o criador, não viu um centavo pelos direitos de sua criação até 1996.

Durante anos, o Tetris quase não escapou da União Soviética. Empresas ocidentais relutavam em apostar em um produto oriundo de um regime socialista. Mas estavam enganadas.

Alexey Pajitnov foi o responsável pela criação do Tetris há 40 anos / Crédito: Getty Images

Negociando direitos

A verdade é que o jogo rapidamente conquistou o mundo. A história que se seguiu envolveu intrigas, contratos dúbios e uma corrida contra o tempo por direitos de distribuição, tudo em plena tensão da Guerra Fria.

O filme dramatiza essa disputa acirrada. Antes de o jogo aparecer em telas ocidentais, foi necessário driblar uma burocracia implacável. Robert Stein, um empresário britânico, foi um dos primeiros a tentar negociar os direitos, enviando um telex, uma espécie de fax, a Pajitnov.

O programador respondeu por outro telex, e Stein achou que tinha garantido a licença. Mas a URSS não funcionava assim. Stein começou a distribuir o jogo mesmo sem um contrato válido.

Inicialmente, ele teve dificuldade em encontrar compradores, mas duas empresas decidiram apostar: Mirrorsoft, na Europa, e Spectrum HoloByte, nos EUA. O sucesso veio rápido. Mas a verdadeira guerra começou com a chegada de uma nova plataforma: o Game Boy, da Nintendo.

Enquanto Stein acreditava ter controle sobre todos os formatos de Tetris — exceto fliperamas e dispositivos portáteis —, Mirrorsoft e Spectrum faziam seus próprios acordos. Os direitos começaram a ser revendidos como se fossem mercadoria livre, e em pouco tempo, mais de uma dezena de empresas acreditavam ter a posse legítima do jogo.

Alexey Pajitnov, o criador do Tetris / Crédito: Getty Images

A confusão aumenta

A confusão só aumentou quando Henk Rogers, um empresário holandês com base no Japão, adquiriu os direitos da Atari e tentou repassá-los à Nintendo. Desconfiado da legalidade dos contratos existentes, ele voou para Moscou em 1989. Ele não foi o único. Stein e Kevin Maxwell, da Mirrorsoft, também correram para a capital soviética na tentativa de salvar seus acordos.

Em Moscou, os soviéticos finalmente perceberam a dimensão do caos que havia se espalhado pelo mundo capitalista, de modo que a Elorg decidiu anular o contrato de Stein. A Nintendo ficou com os direitos de portáteis e consoles, e partiu para cima dos concorrentes com ações judiciais, incluindo uma contra a própria Atari.

No fim das contas, a Nintendo venceu a batalha jurídica. E o mais irônico: enquanto o Ocidente lucrava com Tetris, seu criador mal era mencionado. Pajitnov só começou a receber royalties anos depois, ao se mudar para os Estados Unidos e, com ajuda de Henk Rogers, fundar a The Tetris Company.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também