O que são os novos memes de I.A. que estão viralizando entre crianças e adolescentes?

Bons Fluidos






Depois da tendência de transformar fotos em animações no estilo Studio Ghibli, com Inteligência Artificial, um novo tipo de conteúdo vem chamando atenção nas redes sociais. Os ‘Brain Rot Memes‘ (ou seja, ‘memes de apodrecimento cerebral’, em português), são vídeos bizarros e desconexos, criados por IA. Eles misturam animais, objetos e situações sem sentido, conquistando milhões de visualizações em plataformas como o TikTok.
O que é “brain rot”?
Em 2024, o termo ‘brain rot ‘ tornou-se a palavra do ano segundo o Dicionário de Oxford, com o aumento de 230% de uso em 365 dias. A expressão descreve os efeitos do consumo excessivo de conteúdos digitais rápidos e superficiais, que, segundo especialistas, podem afetar negativamente a atenção e o foco.
Na Internet, não é incomum nos depararmos com vídeos de gatinhos ou tubarões humanizados, por exemplo. Um dos personagens mais famosos é o ‘Tralalelo Tralala‘. Trata-se de um tubarão com patas e tênis da Nike, que fala, corre, usa o celular e até passa protetor solar. Ninguém sabe explicar de onde esses materiais surgiram, mas é um fato: eles dominaram as plataformas .
A lógica por trás dos memes
Os memes ‘brain rot’ são caracterizados pela sua falta de lógica, já que geram fascínio por serem inesperados e esquisitos. Segundo o que a psicóloga Juliana Gebrim disse ao Metrópoles, esse tipo de conteúdo provoca um tipo de transe entre os usuários , pois oferece um estímulo visual rápido e recompensa instantânea.
“Com o tempo, pode, sim, haver um impacto na concentração , na paciência, na capacidade de refletir com mais profundidade. Então não é que o cérebro apodrece, mas ele pode funcionar de forma cada vez mais superficial se esse for o tipo de estímulo predominante”, explicou.
Uma nova forma de entretenimento – e um alerta
Plataformas, tal qual o TikTok, têm monetizado esse tipo de conteúdo , incentivando criadores a produzirem vídeos cada vez mais “bizarros”, com o apoio da Inteligência Artificial. Apesar de divertidos, eles representam um fenômeno que vai além da estética. O consumo excessivo pode deixar a mente mais dispersa e menos preparada para tarefas que exigem raciocínio, planejamento e atenção sustentada.


