Ações de empresas de inteligência artificial despencam após estudo do MIT
ICARO Media Group TITAN

As ações das principais companhias de inteligência artificial (IA) do mundo sofreram uma forte queda esta semana, incluindo empresas como Nvidia, Arm e Oracle. O motivo foi um estudo recente realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que revelou o fracasso de diversos projetos envolvendo essa tecnologia em empresas. O relatório, intitulado "O GenAI Divide: State of AI in Business 2025", foi elaborado com base em 150 entrevistas com líderes, 350 com funcionários e na análise de 300 casos públicos de uso de IA.
De acordo com o estudo, 95% das tentativas das empresas de ganhar dinheiro ou eficiência por meio de modelos de IA não obtiveram resultados positivos. Apenas 5% dos projetos-piloto bem-sucedidos foram protagonizados por startups lideradas por jovens empreendedores, que souberam escolher nichos de aplicação e estabelecer parcerias com seus clientes. Estas empresas foram capazes de elevar suas receitas significativamente em um curto espaço de tempo, mostrando que a inovação e a parceria são elementos fundamentais para o sucesso no setor de IA.
Após a divulgação do relatório na última segunda-feira (18), as ações das empresas de tecnologia foram impactadas negativamente, inclusive aquelas que vinham apresentando bom desempenho no ano. Empresas como Nvidia, Palantir e Arm sofreram quedas em suas ações, causando um efeito dominó nos mercados europeu e asiático, que registraram desvalorização na manhã de quarta-feira (20). A declaração do CEO da OpenAI, Sam Altman (foto), de que o setor de IA é uma bolha, também contribuiu para a desconfiança do mercado em relação a essas companhias.
A pesquisa do MIT apontou que a principal razão para os fracassos nos projetos de IA está na "lacuna de aprendizado" das empresas, que ainda não dominam como utilizar eficazmente as novas tecnologias em sua rotina de trabalho. A incapacidade dos modelos de IA em aprender e se adaptar aos fluxos de trabalho corporativos também foi destacada como um fator determinante para os resultados negativos.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.
