Trump anuncia tarifa de 100% sobre semicondutores importados
ICARO Media Group TITAN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu o mercado ao anunciar uma tarifa de 100% sobre semicondutores fabricados fora do país, como parte de um plano para incentivar a produção local de chips. A medida, revelada na Casa Branca ao lado de executivos do setor, tem como objetivo impulsionar as empresas a fabricarem ou comprarem semicondutores dentro do território norte-americano, isentando-as dessa tarifa.
Essa decisão pode impactar diversos setores, incluindo carros, eletrodomésticos, computadores e celulares, aumentando o custo para importação de chips e possivelmente elevando os preços finais dos produtos eletrônicos para o consumidor dos EUA. Trump também enfatizou a intenção de fazer com que o país passe a produzir quase metade dos chips globais em um futuro próximo, diminuindo a dependência de fábricas asiáticas.
Grandes empresas, como a Apple e a TSMC, já estão se movimentando para se adequar a essa nova realidade. A Apple planeja produzir mais de 19 bilhões de chips com a TSMC em Arizona, enquanto a fabricante sul-coreana Samsung está finalizando sua fábrica no Texas. A TSMC, por sua vez, já tem sua capacidade de produção reservada até 2027, o que pode limitar o acesso de novas empresas ao fornecimento local imediato.
Apesar dos novos investimentos domésticos, a produção interna ainda não é suficiente para suprir toda a demanda dos EUA, especialmente em um cenário de crescente necessidade por componentes eletrônicos. Com a imposição da tarifa, as empresas se veem diante de um dilema: produzir localmente para evitar os custos extras ou arcar com o aumento dos preços que serão repassados aos consumidores. Resta aguardar a definição das isenções anunciadas e como serão aplicadas na prática.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads