Home
Tecnologia
TIM mantém posição de destaque em índices ambientais
Tecnologia

TIM mantém posição de destaque em índices ambientais

publisherLogo
ICARO Media Group
20/01/2026 14h53
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16675677/original/AdobeStock_486759910-1024x621?1768921419
©CC BY-NC 4.0
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com um robusto plano ESG, a TIM mantém posição de destaque global em transparência climática. Pelo terceiro ano consecutivo, integra a “A List” do CDP, organização internacional sem fins lucrativos que opera um dos sistemas mais rigorosos de reporte ambiental. Entre mais de 22 mil organizações avaliadas, 877 (4%) receberam a nota máxima, incluindo apenas 30 brasileiras.
A operadora celebra também mais um importante reconhecimento: sua recente confirmação na carteira 2026 do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3. A TIM está entre as companhias que se destacam pela gestão responsável das emissões de gases de efeito estufa (GEE) desde a criação do ICO2, em 2010. Na edição atual, composta por 65 empresas, a companhia figura novamente entre as 10 com menor coeficiente de emissão proporcional à receita.
As duas conquistas refletem o compromisso da TIM com uma operação de baixo carbono e a avaliação positiva de sua estratégia, investimento e resultados dos projetos para mitigação das emissões de GEE. Dentre as iniciativas que contribuíram para o resultado está o projeto de geração distribuída de energia da companhia. Desde 2021, a empresa registra 100% de energia limpa em seu consumo total graças, sobretudo, à produção de usinas solares, hídricas e biogás arrendadas de parceiros – 139 no fim do terceiro trimestre de 2025 que já representavam 65% da utilização da companhia.
Com projetos como esse, a TIM vem reduzindo as emissões de GEE relacionadas ao consumo de energia e às operações próprias, em comparação a 2019. Já a ecoeficiência aumentou 148%, demostrando que a companhia ampliou a conectividade dos clientes reduzindo o consumo de energia por dado trafegado. Esses indicadores impulsionam a jornada de descarbonização da TIM, cobrindo os três escopos: emissões diretas das operações (escopo 1), consumo de energia adquirida (escopo 2) e impactos da cadeia de valor, como fornecedores e uso de produtos e serviços (escopo 3).

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também