Home
Tecnologia
Ameaça ao reinado da Apple: marcas chinesas trabalham em versões próprias do Face ID
Tecnologia

Ameaça ao reinado da Apple: marcas chinesas trabalham em versões próprias do Face ID

publisherLogo
Tecmundo
18/07/2025 20h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16564296/original/open-uri20250718-36-1x5d4ht?1752870903
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Apple surfa na vantagem de ter um dos melhores sistemas de segurança facial com o Face ID em seus smartphones. Contudo, esse reinado absoluto pode perder um pouco a força para as concorrentes chinesas, que estariam investindo pesado em técnicas similares com câmeras sob o display.

  • Os detalhes são do informante Digital Chat Station, que revela que testes em laboratórios já estão sendo conduzidos para permitir o reconhecimento facial 3D;
  • Esse vazamento não cita diretamente quais fabricantes estariam trabalhando nisso, mas não seria surpresa descobrir que Huawei, Oppo, Honor e Realme são alguns desses nomes;
  • Caso os testes sejam bem sucedidos, essas tecnologias podem oferecer um grau maior de segurança aos usuários.

Além da façanha com esse tipo de tecnologia mais segura, os engenheiros também trabalham para o reconhecimento facial ocorrer via uma câmera sob o display. Comumente, o reconhecimento da face é feito pela câmera frontal padrão, mas a meta é esconder totalmente o notch do sensor.

marcas-chinesas-trabalham-em-face-id

Face ID foi uma das grandes revoluções do iPhone X (Imagem: Apple)

Câmeras sob o display são desafio para indústria

Enquanto isso não é uma realidade, o Face ID continua com a opção mais avançada nesse segmento. Introduzido em 2017, esse sensor faz o reconhecimento facial 3D da face do usuário por meio de imagens em infravermelho e um mapa de profundidade, além de armazenamento de dados criptografados.

Contudo, fabricantes ao redor do mundo possuem muita dificuldade em criar sensores precisos para câmeras sob o display. Por ficarem abaixo da camada da tela, a luz nem sempre consegue passar corretamente por contas das camadas adicionais, e o resultado não é tão bom.

Agora, resta esperar para que alguma empresa revela suas tecnologias de reconhecimento facial 3D o quanto antes. Para saber de todos esses anúncios, basta ficar ligado no site do TecMundo e não perder nenhuma informação.  
 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também