Boas notícias na luta contra o cibercrime

Tecmundo








Após meses de sucessivos registros de ataques virtuais e invasões, finalmente podemos iniciar o ano com uma ótima notícia na área de cibersegurança. Recentemente, o FBI conseguiu neutralizar e derrubar diversos sites de ransomwares ligados a uma das gangues mais notórias de cibercriminosos, o grupo ALPHV/Blackcat, além de ter sucesso no auxílio às vítimas dos ataques por meio de uma ferramenta de descriptografia.
Nos últimos 18 meses, o grupo ALPHV/Blackcat foi ranqueado como o segundo no mundo na criação de variantes de ransomwares-as-a-service, invadindo principalmente infraestruturas OT e incluindo sistemas críticos do governo americano. Esta notícia nos traz insights interessantes que precisam ser analisados.
As ações do FBI sinalizam um grande avanço, especialmente para encontrar os grupos de cibercriminosos.
O primeiro deles é o valor proposto pelos criminosos para o resgate dos ransomwares. Apenas nessa operação, o FBI conseguiu recuperar US$ 68 milhões. Mostrando como os preços dos resgates podem chegar a números exorbitantes, chantageando e forçando empresas a pagarem o valor proposto.
Por trabalhar com cibersegurança e conhecer bem os desafios desse setor, pagar o resgate é uma solução perigosa que chega tarde. O que funciona é a prevenção, pois são as ações antecipadas e planejadas que irão fazer toda a diferença em momentos críticos, como um programa de gerenciamento de riscos e implementação de um plano preditivo eficaz.



