Os 20 melhores games lançados no PS5 em 2023

Tecmundo








O ano de 2023 foi importante para a Sony em games. O PlayStation 5 está cada vez mais estabelecido no mercado, ultrapassando 46 milhões de unidades vendidas e batendo recordes dos consoles anteriores.
O console já é o terceiro mais popular do Brasil e teve novidades importantes ao longo do ano. A Sony apresentou uma nova versão Slim do modelo, mais compacta e voltada para a reprodução de conteúdos digitais, além do acessório PS Portal, focado em streaming.
Na parte dos jogos, foram vários os grandes lançamentos para o console, de diferentes gêneros e estúdios. A seguir, confira uma seleção com alguns desses títulos imperdíveis, desde exclusivos até games multiplataforma.
Para quem é fã dos jogos de história da Ubisoft, vale a pena ficar de olho em Avatar: Frontiers of Pandora. Adotando um mundo aberto, o título de nova geração traz narrativa conectada com os filmes de James Cameron.
Enquanto a fórmula claramente inspirada em Far Cry pode agradar os fãs da série da Ubisoft, o título sofre com certa repetição após um tempo, como dito na nossa review completa. No entanto, os gráficos de ponta e ambientação tornam o título interessante para os fãs de Avatar.
O PlayStation VR 2 é uma das novas apostas da Sony, e já no seu lançamento tivemos uma sólida leva de jogos para explorar o seu potencial. Entre eles, nenhum foi melhor sucedido do que Horizon Call of the Mountain.
O título uma grande amostra do quão glorioso o futuro da realidade virtual pode ser... caso os estúdios estejam dispostos a investir no ramo da mesma forma que a Guerrila Games e a Firesprite fizeram, é claro.
Essa surpreendente adição day one ao catálogo da PlayStation Plus Extra é um daquelas jogos malucos e super carismáticos que, infelizmente, se tornaram cada vez mais raro com o passar das gerações. Em Humanity, comandamos um cão guia espiritual que precisa conduzir a alma de humanos até a luz em puzzles muito desafiadores ao melhor estilo Lemmings. O título é ideal para relaxar e quebrar um pouco a cuca.
Quem é fã da franquia Like a Dragon — a antiga Yakuza — sabe bem que o maior charme da série são os seus personagens inesquecíveis, cidades imersivas e o clima ora bobo, ora violento que norteia as suas missões principais e paralelas. Tudo isso está presente nesse remake do derivado Like a Dragon: Ishin, mas agora com um sistema de combate mais ágil e variado, com direito a quatro estilos de luta diferentes, desde as mãos nuas até uma mistura de pistola e espada.
Para quem curte o clima da franquia da Sega e uma ambientação histórica no Japão, vale a pena dar uma chance para Like a Dragon: Ishin! Você pode conferir mais detalhes na nossa análise completa do jogo.
Em 2023, a força esteve novamente com a Respawn e a EA Games! Após o sucesso de Star Wars Jedi: Fallen Order, o estúdio por trás de Titanfall realizou aprimoramentos em sua fórmula e lançou um novo jogo da série bem recebido pela crítica.
Star Wars Jedi Survivor continua a saga do personagem Cal Kestis trazendo missões melhor estruturadas e uma narrativa empolgante. O game é definitivamente um blockbuster de primeira.
Algumas vezes um jogo é tão bom que, para mantê-lo excelente, tudo o que você precisa fazer é dar uma bela repaginada visual, acrescentar algumas melhorias de qualidade de vida, e aumentar o valor de produção com novos diálogos e uma inteligência artificial ainda mais esperta.
Este é exatamente o caso do remake de Dead Space, que chegou no início de 2023 e, após tantos lançamentos, acabou passando despercebido por muitos gamers. No entanto, fique atento: o game é um dos melhores lançamentos de terror do ano e entrega uma experiência de ponta no PS5.
Sea of Stars é um RPG dos mesmos criadores de The Messenger que homenageia o gênero, em especial títulos das eras de 16 bits. Quem é fã de Chrono Trigger, por exemplo, vai se sentir em casa.
O título tem gráficos de qualidade com cenários deslumbrantes, batalhas criativas e muitas missões paralelas envolvendo personagens carismáticos. Além disso, preste bastante atenção nos diálogos, que são cheios de referências ao universo dos RPGs.
Desenvolvido pela Neowiz Games, Lies of P é um soulslike que se passa no universo de Pinóquio. O clássico personagem criado por Carlo Collodi já está em domínio público, o que permite a elaboração de diferentes histórias com o boneco de madeira.
Com elementos de ação e RPG, o título tem gráficos de qualidade e um combate desafiador, ideal para quem já é fã de jogos como Bloodborne e Elden Ring. O título foi um sucesso e, além de uma sequência, ganhará também um DLC.
Esse jogo independente da Sad Owl Studios é um dos títulos em primeira pessoa mais criativos do ano. Esse jogo de puzzle é baseado em fotografias do tipo Polaroid e como essas imagens podem ser usadas para mudar a perspectiva espacial de cenários em 3D.
Desenvolvido desde 2019, Viewfinder tem uma narrativa bem elaborada é uma das surpresas mais obscuras do catálogo do PS5.
O aguardado jogo de mundo aberto da franquia Harry Potter gerou muita polêmica por causa das declarações da criadora da saga, J.K. Rowling. Ainda assim, o jogo foi um sucesso de vendas e também ganhou uma versão para PS4.
Hogwarts Legacy foi elogiado por transportar o jogador para o cotidiano como aluno na escola de bruxaria, participando de aulas, aprendendo feitiços e se deparando com criaturas místicas.
Esse RPG da Square Enix é uma sequência do primeiro Octopath Traveler, lançado em 2018. O formato de narrativa é o mesmo do anterior: são oito personagens jogáveis, cada um com a sua própria narrativa e elementos de jogabilidade.
Com ótima recepção da crítica, o título é considerado uma das grandes ausências da The Game Awards 2023.
Mortal Kombat 1 é um "reset" na linha do tempo da franquia. Mostrando um novo universo controlado por Liu Kang, que virou Deus do Fogo depois dos eventos de Mortal Kombat 11, o jogo traz velhos elementos e personagens reimaginados. Fora a campanha e as partidas online, o jogo adicionou um novo formato de gameplay single-player baseado em um jogo de tabuleiro.
Além de lutadores adicionados via DLC, o título terá mais uma expansão de história e "algumas surpresas" no futuro.
O aguardado quarto capítulo da franquia da Blizzard se passa cerca de 50 anos de Diablo III: Reaper of Souls e tem como destaque a presença caótica de Lilith, Rainha dos Súcubos e mãe de Santuário.
Com vários estilos de jogo entre as cinco classes disponíveis, Diablo IV conta com um universo rico, gráficos mais elaborados e muitos recursos de acessibilidade.
Grande lançamento da FromSoftware no ano, Armored Core VI: Fires of Rubicon é um título de ação com mechas um pouco nichado, porém de alta qualidade e com altíssimas possibilidades de customização.
Focado na construção e combate de robôs gigantes, o game tem mapas enormes e mecânicas ao mesmo tempo complexas e satisfatórias, que exigem dedicação para serem dominadas. Leia o nosso review e embarque você também nesse mundo.
A Capcom vem se mostrando cada vez mais capacitada quando o assunto é fazer belos remakes. Depois de concorrer ao prêmio de melhor jogo do ano com Resident Evil 2 Remake no TGA em 2019, a empresa lançou o sucesso Resident Evil 4 neste ano.
Trazendo uma releitura moderna do game protagonizado por Ashley e Leon, o game ganhou o coração do público e crítica com seus belos gráficos e jogabilidade. Como bem pontuando na análise do Voxel, parece que "um raio cai sim duas vezes no mesmo lugar".
Depois de um quinto capítulo com recepção de morna para negativa, Street Fighter 6 devolveu a Capcom ao ringue com estilo. O jogo de luta reconquistou a comunidade ao mesmo tempo em que se renovou em gameplay e personagens.
O modo World Tour foi bem recebido pelos fãs e o suporte do estúdio fará com que o título permaneça por alguns anos como um dos grandes do gênero de luta.
A aclamada franquia da Square Enix está de volta com um novo capítulo inédito. Final Fantasy XVI era um dos jogos mais esperados do ano e, como mostra a nossa análise, atendeu às expectativas.
Com mais referências ocidentais e um gameplay ainda mais focado em ação, o título apresenta uma história de alta qualidade com personagens marcantes, além de mapas construídos de forma mais aberta que o tradicional da saga. Para 2024, a tendência é que a franquia siga em alta com Final Fantasy VII Rebirth, a segunda parte do remake de FF7.
A Insomniac Games ampliou os próprios horizontes com Marvel's Spider-Man 2, sequência do elogiado título de 2018. O novo capítulo do Homem-Aranha com mundo aberto traz uma aventura conjunta de Peter Parker e Miles Morales com uma navegação fluida pela cidade e novas ameaças. Quer saber o que achamos? Veja aqui a review do Voxel.
A sequência do primeiro Alan Wake levou anos para sair do papel, mas compensou a espera. Desenvolvido pela Remedy, o jogo continua a saga do escritor que dá nome ao título, agora preso em uma dimensão perturbadora.
Alan Wake 2 divide a campanha entre Wake e Saga Anderson, uma agente do FBI que tenta desvendar os mistérios da região de Bright Falls. O jogo foi extremamente elogiado em especial pela narrativa de terror e já ganhou conteúdos adicionais .
O GOTY da TGA 2023 é também um dos grandes RPGs dos últimos anos. Baldur's Gate 3 tem combate por turnos, uma narrativa densa e mecânicas complexas, o que pode afastar alguns jogadores.
Porém, essas são também as suas principais características. O título da Larian Studios foi um fenômeno em todas as plataformas pela história dinâmica com inúmeras possibilidades e a interação com um universo rico e cheio de personagens marcantes.
O ano de 2023 foi cheio de grandes lançamentos para o PlayStation 5 e o próximo também promete. Desses títulos, qual foi o seu favorito? Conte para a gente em nossas redes sociais!



