Power bank pega fogo e voo da Latam faz pouso de emergência em SP
Tecmundo

Um voo da Latam precisou realizar um pouso não programado em Ribeirão Preto (SP) após um power bank pegar fogo durante o trajeto, nesta quinta-feira (29). A aeronave seguia para Brasília (DF), e apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O voo LA3581 decolou do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 15h30, e pousou no Aeroporto Leite Lopes por volta das 16h30. Segundo informações da concessionária Rede VOA, o piloto desviou a rota sob a alegação de fogo a bordo, embora as chamas tenham sido rapidamente contidas pela tripulação.
Após o pouso, três passageiros receberam atendimento médico por conta do nervosismo causado pelo incidente. O desembarque foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, e a situação foi considerada sob controle ainda na pista.
O modelo e a capacidade do power bank envolvido no incidente não foram divulgados. Em nota, a Latam afirmou que todos os tripulantes são treinados para lidar com esse tipo de ocorrência e que a companhia adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir a segurança de passageiros e funcionários.
Depois da adoção dos procedimentos de segurança, o voo seguiu viagem normalmente para Brasília às 18h30.
Power banks são permitidos em voos, mas com limites
No site oficial, a Latam informa que baterias portáteis transportadas por passageiros não podem exceder a capacidade nominal de 100 Wh — o equivalente, em média, a cerca de 27.000 mAh. Dispositivos dentro desse limite são permitidos na bagagem de mão.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também estabelece que baterias de até 100 Wh podem ser levadas sem restrições. Já unidades com capacidade entre 100 Wh e 160 Wh exigem autorização prévia da companhia aérea e estão limitadas a duas por passageiro. Acima desse limite, o transporte em voos comerciais é proibido.
Para mais notícias sobre tecnologia, mobilidade e segurança no transporte aéreo, acompanhe o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais atualizações.
