Home
Tecnologia
Power bank pega fogo e voo da Latam faz pouso de emergência em SP
Tecnologia

Power bank pega fogo e voo da Latam faz pouso de emergência em SP

publisherLogo
Tecmundo
30/01/2026 15h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um voo da Latam precisou realizar um pouso não programado em Ribeirão Preto (SP) após um power bank pegar fogo durante o trajeto, nesta quinta-feira (29). A aeronave seguia para Brasília (DF), e apesar do susto, ninguém ficou ferido.

O voo LA3581 decolou do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 15h30, e pousou no Aeroporto Leite Lopes por volta das 16h30. Segundo informações da concessionária Rede VOA, o piloto desviou a rota sob a alegação de fogo a bordo, embora as chamas tenham sido rapidamente contidas pela tripulação.

Após o pouso, três passageiros receberam atendimento médico por conta do nervosismo causado pelo incidente. O desembarque foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, e a situação foi considerada sob controle ainda na pista.

O modelo e a capacidade do power bank envolvido no incidente não foram divulgados. Em nota, a Latam afirmou que todos os tripulantes são treinados para lidar com esse tipo de ocorrência e que a companhia adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir a segurança de passageiros e funcionários.

Depois da adoção dos procedimentos de segurança, o voo seguiu viagem normalmente para Brasília às 18h30.

Power banks são permitidos em voos, mas com limites

No site oficial, a Latam informa que baterias portáteis transportadas por passageiros não podem exceder a capacidade nominal de 100 Wh — o equivalente, em média, a cerca de 27.000 mAh. Dispositivos dentro desse limite são permitidos na bagagem de mão.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também estabelece que baterias de até 100 Wh podem ser levadas sem restrições. Já unidades com capacidade entre 100 Wh e 160 Wh exigem autorização prévia da companhia aérea e estão limitadas a duas por passageiro. Acima desse limite, o transporte em voos comerciais é proibido.

Para mais notícias sobre tecnologia, mobilidade e segurança no transporte aéreo, acompanhe o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais atualizações.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também