Home
Entretenimento
Arestas Podcast traz história de mistério em produção independente: "Sem amadorismo"
Entretenimento

Arestas Podcast traz história de mistério em produção independente: "Sem amadorismo"

publisherLogo
Contigo!
04/02/2022 18h46
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14879666/original/open-uri20220204-21-1y2ocef?1644002938
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Tente se lembrar de um detalhe da sua memória mais querida. As cores, cheiros e sons. Você consegue? Será que as pessoas que viveram esse momento ao seu lado lembram exatamente da mesma coisa? É sobre essas lacunas nas memórias que trata o podcast Arestas.

Produzido de maneira independente pela dupla Leandro Nanths e Pedro Schimidt, o podcast conta a história da jornalista Gal Policastro, que viveu uma experiência traumática aos 11 anos: a irmã do melhor amigo dela na época, Cesar Amaral, desapareceu misteriosamente em uma noite de outubro. Quinze anos depois, ela resgata essa história para tentar descobrir onde a adolescente foi parar. Para isso, ela se junta a Cesar para ouvir relatos, desenterrar evidências e desvendar esse mistério.

"Esse ano de 2005 coincide com a nossa adolescência, então foi um processo consciente de voltar para essa época e mergulhar em coisas como o Orkut e a era pré-smartphones", reflete a dupla de criadores.

Emoldurado como um podcast de jornalismo investigativo, Arestas trata do resgate ao passado, de ouvir as versões das histórias que nunca são contadas e de fazer as pazes com o que já foi. O primeiro episódio já está disponível nas principais plataformas e você pode ouvi-lo neste link.

Para além da história de mistério, Arestas mergulha nessa relação entre Gal e Cesar, dois amigos que se distanciaram e se encheram de rancor ao longo dos anos. "Para nós era muito importante manter a relação deles como o coração da história e explicar o que os afastou e o que pode aproximá-los novamente".

Para viabilizar o restante da temporada e terminar de contar a história, a dupla recorreu a um financiamento coletivo, um tipo de vaquinha em que apoiadores recebem recompensas pelo apoio financeiro ao projeto. "Nós queremos manter o projeto de maneira independente, mas sem amadorismo, e remunerar de maneira digna todos que estão envolvidos na produção", diz Leandro.

A gravação do piloto, aliás, foi um experimento por si só: os atores e a equipe de produção nunca se viram pessoalmente ao longo do processo - tudo foi gravado através de chamadas de vídeo, de maneira 100% caseira. "Acho que isso traz veracidade às situações. Era uma exigência nossa que os diálogos fossem mesmo diálogos, que os atores e atrizes não gravassem as falas separadamente, porque muitas vezes soa falso", contam os diretores.

O financiamento ocorre no Catarse e traz como recompensas desde acesso antecipado aos episódios quanto um pôster exclusivo com uma arte feita unicamente para o apoiador ou apoiadora. Você pode apoiar através deste link.

Arestas é uma produção da Semiose Produções. Dirigido, escrito, produzido e editado por Leandro Nanths e Pedro Schimidt, o primeiro episódio conta com Luana Simplícia, Dy Cerri, Milene Haddad, Betânia Betcher e Dave Walker no elenco. A parte visual do projeto é assinada pelos designers Felipe Dash e Paula Higa.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também