Home
Esportes
Alcaraz vence Draper e avança às semifinais do Roma Open
Esportes

Alcaraz vence Draper e avança às semifinais do Roma Open

publisherLogo
Sportbuzz
14/05/2025 14h59
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16525493/original/open-uri20250514-18-1n4n3ez?1747234919
© Getty Images)
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 14, Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, venceu o britânico Jack Draper (5º) nas quartas de final do Roma Open por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/3, em 2h17 de jogo no saibro romano. Agora, o espanhol enfrentará nas semifinais o vencedor do duelo entre o italiano Lorenzo Musetti (9º) e o alemão Alexander Zverev (2º).

1º set

Como esperado em um duelo entre dois tenistas do top 5 do mundo, o confronto começou equilibrado. Ambos confirmaram seus saques sem grandes dificuldades. Isso se manteve até que Alcaraz sacou em 2/3, quando o britânico conseguiu a quebra após dois break points. No entanto, no game seguinte, o espanhol devolveu a quebra, vencendo por 0 o saque de Draper, e depois confirmou o seu serviço, deixando tudo igual: 4/4.

Nesse cenário, o britânico sacou novamente e, mais uma vez, foi quebrado por Alcaraz, que sacaria para fechar o set. O espanhol não começou bem o game, e Draper teve dois break points para empatar a parcial. Porém, o número 3 do mundo salvou ambos e confirmou a vitória no set por 6/4, em 42 minutos.

2º set

Logo no primeiro game, Alcaraz quebrou o saque do britânico, chegando a cinco games seguidos e vivendo um momento de alta na partida. No entanto, Draper devolveu a quebra em seguida, deixando tudo igual: 1/1. Assim, eles seguiram empatados até 4/4. O britânico era superior no set, teve três break points a seu favor, enquanto o espanhol não o ameaçou em seu serviço.

Porém, mesmo com um cenário adverso, Alcaraz surpreendeu e quebrou Draper novamente. Sacando para o jogo, não desperdiçou a oportunidade e confirmou a vitória no segundo set, por 6/4 mais uma vez, em 55 minutos.

Clay Slam

O Clay Slam é um título simbólico concedido ao tenista que conquista os principais torneios da temporada de saibro no circuito profissional (não necessariamente no mesmo ano). Para isso, é necessário vencer Roland Garros e os três Masters 1000 disputados nessa superfície: Monte Carlo , Roma e Madrid (até 2008, o torneio de Hamburgo era o terceiro Master 1000, sendo substituído pela capital espanhola a partir de 2009).

Desde a criação dos Masters 1000 em 1990, apenas três tenistas conseguiram esse feito. Naturalmente, o rei do saibro, Rafael Nadal, lidera esse seleto grupo, acompanhado por Novak Djokovic e Gustavo Kuerten — sim, o Guga.

Nadal soma 11 títulos em Monte Carlo, 10 em Roma, cinco em Madrid (além de um título em Hamburgo, quando ainda era válido como Masters 1000) e incríveis 14 títulos de Roland Garros. Djokovic tem seis títulos em Roma, três em Madrid, dois em Monte Carlo e três em Roland Garros. Já Guga conquistou um título em Hamburgo, um em Roma, dois em Monte Carlo e três em Roland Garros.

Há um tenista muito próximo de alcançar o feito: Carlos Alcaraz. O número 3 do mundo já venceu Roland Garros, Madrid e conquistou Monte Carlo nesta temporada. Se triunfar também em Roma, se tornará o quarto tenista da história a conquistar o simbólico Clay Slam.


 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também