Estudo revela alimentos que ajudam a prevenir a gordura no fígado; confira
Bons Fluidos

Alimentação para prevenir a gordura no fígado
O estudo, publicado no periódico Nutrients, focou no cardápio de 1.297 moradores da região do Mediterrâneo para entender o poder das receitas no combate à esteatose hepática. Os pesquisadores, portanto, analisaram os hábitos, principalmente alimentares, dos voluntários a partir de questionários. Em seguida, cruzaram as respostas com informações de saúde obtidas por meio de exames como o ultrassom do fígado.
Dessa forma, eles descobriram que aqueles que consumiam sardinha e salmão com maior frequência apresentavam menor risco de desenvolver a doença. De acordo com os especialistas, esse efeito está associado a forte presença de ômega-3 nos peixes. Isso porque o componente, classificado como um tipo de gordura, possui ação anti-inflamatóra, o que ajuda a proteger não somente o fígado, como todo o organismo.
A pesquisa ressalta, em especial, os benefícios do ácido eicosapentaenóico (EPA) e do ácido docosahexaenóico (DHA). Os tipos atuam contra inflamações, além de favorecer a saúde do cérebro e das artérias, afastando ainda doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC). Essas variações de ômegas também aparecem na composição do atum.
Em entrevista à ‘Agência Einstein’, o nutrólogo Celso Cukier explicou, no entanto, que a redução significativa do risco não é possível somente por meio da ingestão de peixes, apesar de o cardápio se mostrar como um dos principais métodos de proteção. “A prevenção depende do estilo de vida, engloba a alimentação, a prática de atividade física, o controle do peso, e demais fatores”, reforçou.
*Leia também: Gordura no fígado: 5 hábitos simples para evitar a condição
