Home
Estilo de Vida
Quais canetas emagrecedoras têm risco de pancreatite? Entenda alerta do Reino Unido
Estilo de Vida

Quais canetas emagrecedoras têm risco de pancreatite? Entenda alerta do Reino Unido

publisherLogo
Bons Fluidos
02/02/2026 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu um alerta sobre o risco de pessoas que usam canetas emagrecedoras desenvolverem pancreatite aguda. De acordo com o órgão, os medicamentos também foram associados a casos de morte pela condição.

Canetas emagrecedoras exigem atenção

Em comunicado, a MHRA, que atua similarmente à Anvisa no Brasil, informou ter recebido 1.296 notificações de pancreatite entre 2007 e outubro de 2025 no país. Desse número, há 19 registros de óbitos e 24 casos de pancreatite necrosante, uma complicação grave com alta taxa de mortalidade.

Com essas ocorrências, então, a agência orientou que usuários de canetas emagrecedoras fiquem atentos a sintomas como dor abdominal persistente, que pode irradiar para as costas. Além disso, recomendou a busca por atendimento médico imediato, especialmente quando os sinais vierem acompanhados de náuseas e vômitos.

A recomendação vale tanto para medicamentos que atuam na redução do hormônio intestinal GLP-1 quanto para opções que imitam a substância GIP. Entre os fármacos mais conhecidos com essas ações estão o Wegovy e o Mounjaro. Nas bulas dos produtos, que atuam principalmente no controle do apetite, já é citado o risco de pancreatite. A fabricante britânica Eli Lilly, inclusive, esclarece que o diagnóstico pode afetar até 1 em cada 100 pessoas.

Entretanto, mesmo com o perigo considerado pouco significativo, a MHRA reforça a necessidade de utilizar os medicamentos com acompanhamento médico. A agência também recomenda iniciar o uso apenas após ter ciência dos possíveis efeitos colaterais. Além disso, aconselha que profissionais de saúde avaliem a chance da condição ao atenderem pessoas que usam canetas emagrecedoras.

“A recomendação é que médicos permaneçam atentos à possibilidade de pancreatite em pacientes em uso desses medicamentos e investiguem os sintomas conforme a prática clínica local”, afirmou o orgão britânico.

*Leia também: OMS lança diretrizes sobre uso de canetas emagrecedoras contra obesidade; entenda

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também