Home
Estilo de Vida
Evaristo Costa conscientiza sobre o uso do cordão de girassol
Estilo de Vida

Evaristo Costa conscientiza sobre o uso do cordão de girassol

publisherLogo
Bons Fluidos
25/09/2025 17h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Neste semana, Evaristo Costa usou as redes sociais para explicar o uso e a importância do cordão de girassol para pessoas com deficiências ocultas. O jornalista começou a utilizar o símbolo de identificação após receber o diagnóstico da doença de Crohn, um condição autoimune crônica que afeta o trato digestivo, causando sintomas como diarreia e vômito.

“O girassol representa as pessoas que possuem algum tipo de deficiência não aparente. Quando você olha pra ela, não sabe que ela precisa de uma atenção especial, de um cuidado diferenciado”, apontou.

Evaristo Costa fala sobre o cordão de girassol

Em uma postagem no Instagram, o jornalista recorreu à própria experiência para esclarecer melhor a utilidade do crachá. Segundo Costa, apesar de estar em remissão atualmente, sintomas como dores abdominais, cólica, náusea e vômito já foram frequentes em seu cotidiano. “Mas o mais constrangedor é a diarreia. É quase involuntária”, detalhou.

Por isso, antes de conhecer o cordão de girassol, ele enfrentou algumas situações desconfortáveis. “Eu já passei correndo indo ao banheiro do avião, e tinha uma fila e eu não consegui passar na frente. Constrangimento enorme, não preciso dizer o que aconteceu”, contou.

Ademais, o famoso relembrou a ocasião em que foi impedido de usar o sanitário de um estabelecimento comercial. “Eu já precisei entrar num restaurante, o segurança veio atrás e disse que eu não poderia ir ao banheiro, só se consumisse. Então, eu perguntei, ‘Posso primeiro usar o banheiro e depois consumir?’. Ele falou assim, ‘Não, primeiro você tem que consumir'”, relatou.

Evaristo Costa destaca, no entanto, que esses constrangimentos poderiam ter sido evitados com a utilização do crachá, que ajuda a expor a deficiência. “Ninguém precisa usar esse cordão para ter os seus direitos garantidos, é um uso opcional. Mas ele ajuda a comunicar rápido”, declarou.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Evaristo Costa (@evaristocostaoficial)

 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também