Home
Estilo de Vida
Tâmaras podem facilitar o trabalho de parto? Entenda o truque usado por Rafa Kalimann
Estilo de Vida

Tâmaras podem facilitar o trabalho de parto? Entenda o truque usado por Rafa Kalimann

publisherLogo
Bons Fluidos
19/12/2025 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A influenciadora Rafa Kalimann, que está prestes a completar nove meses de gestação, revelou na quinta-feira (18), por meio das redes sociais, ter incluído seis tâmaras em sua dieta para ajudar no trabalho de parto. O truque é bastante conhecido e utilizado por muitas mães nas últimas semanas da gravidez. Mas, afinal, o que dizem os especialistas sobre esse método?

Tâmaras facilitam o trabalho de parto?

Para o blog ‘Programa mais saúde’, médica ginecologista Yara Caldato explico que a fruta possui substâncias, como serotonina e taninos, que estimulam a produção de ocitocina. Esse hormônio, produzido pela glândula pituitária, é responsável por incentivar as contrações uterinas e a dilatação, ajudando a induzir o parto de forma natural. Além disso, conforme aponta a especialista, suas propriedades promovem o amolecimento do colo do útero.

Dessa forma, as tâmaras reduzem a necessidade de indução, o que ajuda a evitar danos colaterais para a mãe e o bebê. De acordo com estudos, o alimento também pode encurtar o trabalho de parto em até quatro horas. Profissionais ainda apontam outros impactos positivos do consumo durante a gestação, como o alívio da constipação, a prevenção da anemia e o auxílio na formação do feto. Esses efeitos estão associados à riqueza de proteínas, ferro e fibras do alimento.

Por isso, em quantidades equilibradas, as tâmaras contribuem para a saúde ao longo de toda a gravidez. Já na reta final, entre a 36ª e a 38ª semana gestacional, a indicação é ingerir, no máximo, seis tâmaras por dia, de preferência após as refeições principais. O consumo frequente é contraindicado somente para gestantes que necessitam de controle glicêmico. Nesses casos, é importante consultar um nutricionista para avaliar se a fruta pode ser incluída na dieta e ajustar as porções e os horários.

*Leia também: O que é o plano de parto e como ele pode ajudar a mulher no momento de dar à luz?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também