Home
Estilo de Vida
Vitamina auxilia na prevenção do câncer de intestino, diz estudo
Estilo de Vida

Vitamina auxilia na prevenção do câncer de intestino, diz estudo

publisherLogo
Bons Fluidos
07/10/2025 17h40
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A alimentação tem um papel determinante na prevenção de diversas doenças, e o câncer de intestino é uma delas. Um novo estudo da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition, reforça a importância do folato, também conhecido como vitamina B9, na redução do risco desse tipo de câncer.

O que é o folato e por que ele é tão importante?

O folato é a forma natural da vitamina B9, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele participa da formação dos glóbulos vermelhos e da síntese do DNA, sendo especialmente importante para gestantes e mulheres que planejam engravidar. Entre as principais fontes alimentares de folato estão:

Além da alimentação, o folato também pode ser obtido por meio de suplementos de ácido fólico, sempre com orientação médica.

O folato na prevenção do câncer de intestino

O estudo analisou dados de mais de 70 mil pessoas. Identificou-se uma relação direta entre o consumo de folato e a redução do risco de câncer de intestino. Os pesquisadores observaram que a cada 260 microgramas adicionais de folato na dieta (cerca de 65% da dose diária recomendada) o risco da doença pode cair até 7%.

Observou-se esse efeito protetor, tanto em dietas equilibradas quanto em pessoas que utilizavam suplementos. Os cientistas ainda notaram que o folato pode atuar na regulação de genes ligados ao desenvolvimento de tumores. Apesar disso, mais pesquisas são necessárias para entender completamente esse mecanismo.

De acordo com especialistas, investir em uma dieta rica em alimentos naturais é uma das formas mais eficazes de fortalecer o corpo e reduzir o risco de câncer. “Este estudo acrescenta ao que temos dito há anos – que uma dieta saudável baseada em vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas pode ajudar a reduzir o risco de câncer. O folato, que é encontrado em uma variedade de alimentos, incluindo vegetais de folhas verdes como espinafre e brócolis, não só tem sido associado à redução do risco de câncer de intestino, mas também apoia a nossa saúde geral se consumido regularmente”, afirmou Matt Lambert, gerente de informações de saúde do World Cancer Research Fund.

Pequenas escolhas, grandes benefícios

Cuidar da alimentação é um ato preventivo poderoso. Incluir alimentos ricos em folato no dia a dia, evitar produtos ultraprocessados, manter-se fisicamente ativo e adotar uma rotina equilibrada são passos simples que podem trazer benefícios duradouros – não apenas para a saúde intestinal, mas para o corpo como um todo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também