Mais de 30 milhões de brasileiros convivem com pré-diabetes, indica estudo
ICARO Media Group TITAN

Mais de 30 milhões de brasileiros estão convivendo com pré-diabetes, conforme aponta o Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). A condição, que antecede o desenvolvimento do diabetes tipo 2, é muitas vezes subdiagnosticada, afetando uma em cada nove pessoas no país. A remissão do pré-diabetes pode reduzir em mais de 40% a mortalidade por todas as causas, de acordo com estudo apresentado no Congresso Europeu EASD 2025.
Recentemente, especialistas se reuniram em São Paulo para discutir a importância da conscientização sobre o pré-diabetes. Durante o evento, profissionais da saúde compartilharam informações sobre a condição e estratégias para prevenir a progressão para o diabetes. A diretora fundadora do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Reine Marie Chaves, destacou a importância de adotar um estilo de vida saudável para controlar o pré-diabetes.
Segundo a endocrinologista Denise Franco, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o pré-diabetes é o estágio em que os níveis de glicose estão acima do normal, mas ainda não atingiram os valores característicos do diabetes. A mudança de hábitos, como alimentação saudável e prática regular de exercícios, associada a acompanhamento médico adequado, pode ser fundamental para reverter a condição e evitar complicações futuras.
Mesmo sendo uma fase inicial, o pré-diabetes já pode trazer consequências preocupantes, como aumentar o risco de problemas cardiovasculares, distúrbios metabólicos e outras complicações de saúde. Por isso, é essencial identificar precocemente e intervir na condição para prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e reduzir os riscos associados à doença.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

