Home
Estilo de Vida
O que fazer em Austin, a cidade mais surpreendente do Texas
Estilo de Vida

O que fazer em Austin, a cidade mais surpreendente do Texas

publisherLogo
Rota De Férias
13/09/2021 22h40
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14696811/original/open-uri20210923-18-cgl765?1632408308
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Se o Texas remete a botas e chapéus de cowboys, sua capital, curiosamente, vive outra vibe. Quando se descobre o que fazer em Austin, é difícil não se surpreender. Encravada em um dos estados mais conservadores dos EUA, a cidade tem ares contestadores e não se priva de valorizar o moderno em detrimento ao tradicional.

Austin, capital do Texas | Paulo Basso Jr.

Assim, convenções clássicas por lá não têm muito espaço e quem anda pelas ruas de Downtown, “vigiadas” pelo Capitólio do Texas, observa um alto grau de tolerância com o diferente. Jovens pintam o cabelo, fazem topless nos parques e andam em seus pares sem grandes distinções. Não mexem com ninguém, e ninguém está nem aí. Simples, assim.

Muitos dizem que isso é reflexo da cultura executiva das startups, que não param de chegar por lá, motivadas por benefícios fiscais. Outros encontram explicação na Universidade do Texas, que atrai estudantes de todas as partes dos EUA, multiplicando conceitos e culturas.

Pouco importam, porém, os motivos que tornam a região tão especial. Para o viajante, o que vale é buscar o que fazer em Austin sabendo que tem tudo para ser bem recebido por lá, independentemente do seu estilo.

Morcegos e música ao vivo

Ao descobrir o que fazer em Austin, você verá que a capital do Texas carrega ao menos duas alcunhas curiosas. A primeira é que ela se autointitula o “templo da música ao vivo no mundo”.

Austin, o templo da música ao vivo | David Brendan Hall - Divulgação

Exagero? Pode ser, mas o fato é que, desde que o cantor Willie Nelson andou se apresentando por lá sistematicamente na década de 1970, a cidade pegou gosto pelos palcos. Carismático, o artista e seu jeitão democrático serviram como combustível de um o movimento que inspiraria a abertura de mais de 250 endereços na região ligados aos mais ecléticos estilos de som.

Morcegos de Austin | Christopher Sherman - Divulgação

Talvez seja justamente o agito da noite em Austin que a levou a ser conhecida, também, como a terra dos morcegos. Se há alguma relação entre as histórias, ninguém sabe, mas diariamente (com mais intensidade nos meses mais quentes do ano), ao pôr do sol, milhares de mamíferos voadores são vistos em uma espécie de balé aéreo sobre o Rio Colorado e os prédios de Downtown.

Eles partem da parte inferior da Congress Avenue Bridge e, acredite, não há motivos para sustos. O sobrevoo, na verdade, se transformou em programa turístico. A maioria das pessoas curte a experiência de graça ao se posicionar acima da ponte quando o sol ameaça se manda. Outras fazem passeios de barcos que param em locais estratégicos, na hora certa, para que os passageiros possam apreciar os morcegos se exibindo.

Onde fica Austin

Antes de saber o que fazer em Austin, vale a pena saber exatamente onde fica a capital do Texas. Situada na parte central do estado, a cidade é cercada por parques e lagos, o que atrai bastante quem gosta de pedalar, caminhar em trilhas e fazer esportes aquáticos.

Para quem chega do Brasil, o aeroporto mais próximo é o de Houston, que fica a três horas de carro de Austin. Dallas, por sua vez, está a 3h45min.

Uma viagem à capital do Texas também pode ser combinada com uma visita a San Antonio. As cidades estão separadas por 127 km.

Quando ir a Austin

O verão é sempre quente em Austin | Paulo Basso Jr.

O verão é quente para valer em Austin, e no inverno não rolam tantas atrações ao ar livre, embora não faça tanto frio, por exemplo, como no norte dos EUA. Se puder, priorize o outono e a primavera, mesmo sabendo que dá para se divertir indo para lá em qualquer época do ano.

Vale a pena colocar no calendário alguns grandes eventos de Austin. Confira os principais:

  • South by Southwest (SXSW)

O maior evento de Austin costuma ser realizado em março. Trata-se de um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que faz a região lotar – e os preços dispararem.

  • Bat Fest

O Bat Fest, em agosto, é a celebração dos morcegos de Austin. Trata-se de um fim de semana especial em que barracas de comida e opções culturais são montadas na Congress Ave Bridge. No fim da tarde, todos celebram o tradicional voo dos mamíferos na região.

  • GP dos EUA de Fórmula 1

A data varia de acordo com o circo da Fórmula 1, mas o Circuit of The Americas (Circuito das Américas), autódromo de Austin, costuma receber o GP dos EUA em outubro. Dentro e fora da pista, há sempre shows e apresentações culturais organizadas para entreter moradores e quem chega de fora.

O que fazer em Austin

A lista de o que fazer em Austin inclui atrações de dia e de noite. Confira as principais atividades na cidade.

  • 6th Street

6th Street, em Austin | Paulo Basso Jr.

A 6th Street é o coração de Austin. É nela que ficam os principais bares e casas noturnas com música ao vivo. Das 22h às 2h, sobretudo aos fins de semana, há muita gente por lá, pulando de um endereço para o outro em busca de confraternização.

A rua é dividida em West 6th Street e East 6th Street, uma vez que é cortada pela rodovia I-35. O lado oeste (West) é o mais cobiçado. De sexta a domingo, o trecho entre a Neches St e a Brazos St é fechado para carros. Assim, a galera pode transitar à vontade, ouvindo o som excessivamente alto que emana dos bares.

Um pouco mais adiante, entre a St. Antonio St e a West Ave, há opções um pouco mais sofisticadas, com vários estilos de música, do country ao rock.

Ao procurar o que fazer em Austin, não deixe também de andar pelas ruas paralelas e perpendiculares a West 6th Street. Ali, você encontra joias como o Elephant Room, um dos clubes mais descolados da cidade, praticamente escondido em uma portinha, onde rolam ótimos shows de jazz. E também o The Roosevelt Room, que prepara ótimos drinques (faça reservas com antecedência).

Speakeasy Midnight Cowboy | Paulo Basso Jr.

Para quem curte country, uma boa pedida, na 6th Street, é o San Jac Saloon (com direito à porta giratória). De lá, passe no divertido speakeasy (bar “escondido” que simula os tempos da Lei Seca) Midnight Cowboy. Os fãs de rock, por sua vez, vão se divertir no The Rustic Tap.

[info_box title="Onde comer perto da 6th Steet, em Austin"]

Independentemente da escolha, aproveite para jantar, de preferência antes da balada, nos ótimos restaurantes na 6th Street e em seus arredores. Vale a pena visitar o Moonshine Grill, com pratos americanos, a churrascaria Lamberts, o mexicano Comedor e o moderninho Swift Attic, que prepara um espetacular damasco enrolado no bacon.

Tente reservar o espaço da sobremesa para a Voodoo Doughnut. Trata-se de uma das casas de donuts mais clássicas dos EUA.

A oferta gastronômica de alto nível em Austin também toma conta da East 6th Street. Lá, as melhores pedidas são o chinês Ramen Tatsu-Ya e o food truck brasileiro Boteco.

[/info_box]

  • Churrasco em Austin

Franklin Barbecue | Wyatt McSpadden - Divulgação

A despeito de todos os restaurantes listados ao longo desta reportagem, há um que figura entre as principais atrações de Austin. Trata-se do Franklin Barbecue, tido por muitos como o dono do melhor churrasco do sul dos EUA.

O difícil é só colocar isso à prova, uma vez que não há reservas e as filas por lá começam cedo, assim que o sol nasce. Quando a carne acaba, por volta de 14h, já era. Quem não comeu, não come mais.

Lamberts | Paulo Basso Jr.

De tão famoso e lotado, o Franklin Barbecue acabou ganhando alguns “backups” em Austin. Um deles é o Lamberts, em Downtown. Os moradores também costumam se deliciar no Black’s Barbecue Austin e no La Barbecue.

  • Rainey St

Restaurante Emme & Rye | Paulo Basso Jr.

Uma prova de que Austin é a antítese do Texas e da maior parte dos EUA é que há outra rua lotada de bares por lá, na qual a noite é sempre agitada. Trata-se da Rainey St, onde se destacam mais um bocado de bandas que se apresentam ao vivo e também restaurantes de chefs famosos, a exemplo do Emmer & Rye.

Outras casas que valem a visita por lá são a Javelina, mais calma e. Quem busca agito pode correr para o Container Bar.

  • S Congress Ave

Mural I Love You So Much | Annie Ray - Divulgação

A S Congress Ave não pode faltar na lista de o que fazer em Austin. A avenida vive lotada de dia e de noite por abrigar uma série de lojas, restaurantes, bares e até casa noturna. Na altura do número 1.300, há um mural famoso com os dizeres “I love you so much”.

Guero’s Taco Bar | Paulo Basso Jr.

Do mexicano Guero’s Taco Bar aos moderninhos June’s e Café No Sé, passando pelo elegante, disputado e caríssimo japonês Otoko, há muitos bons lugares para comer por lá. O mesmo vale para o Elizabeth Street Café, que fica nos arredores.

The Continental Club | Paulo Basso Jr.

Caso resolva bater perna pelas butiques chiques ou lojas de lembrancinhas (e botas de cowboy também, por que não?) da S Congress Ave até anoitecer, considere avançar madrugada adentro por lá. Para isso, basta assistir a um show de country no The Continental Club, uma das casas de espetáculo mais famosas de Austin.

  • Capitólio do Texas

Capitólio do Texas | Paulo Basso Jr.

Independentemente de ideologias políticas, o Capitólio do Texas, também na Congress Ave, já em sua extensão norte, merece entrar no roteiro de o que fazer em Austin. Principalmente porque a visitação é gratuita.

Após uma revista, é possível andar pelo hall e observar a cúpula do prédio do lado dentro. Também dá para observar algumas salas, como a do tesouro, e câmaras estaduais, onde há obras de arte.

Cúpula do Capitólio deo Texas | Paulo Basso Jr.

Do lado de fora, o Capitólio do Texas destoa de outros prédios do gênero nos EUA por ser pintado com tons ocres, e não de branco. Vale a pena passear pela área verde que o envolve, onde há muitos monumentos.

Sala do Senado do Texas | Paulo Basso Jr.

Já do lado de fora, pertinho do portão principal, aproveite para fotografar a fachada do The Paramount Theater. Ou, se tiver tempo, assistir a um filme clássico por lá.

  • Congress Ave Bridge

Morcegos vistos desde a Congress Ave Bridge | Divulgação

A badalada S Congress Ave e a parte norte da avenida, onde fica o Capitólio do Texas, são ligadas pela Congress Ave Bridge, ponte erguida sobre o Rio Colorado. A grande atração por lá, como dito antes, é assistir ao voo dos morcegos no fim da tarde.

Ele fica mais especial nos meses mais quentes do ano, uma vez que as fêmeas dão crias e dá para ver até 1,5 milhão de mamíferos voadores desfilando pelos ares. Nos períodos mais frios, o número cai pela metade, mas ainda assim é impactante.

Quem quiser ver gratuitamente essa, que é uma das mais famosas atrações de Austin, pode ficar sobre a Congress Ave Bridge. Ou, então, fazer passeios de barco, sempre aos fins de tarde, quando o sol está se pondo.

  • Barton Sprins Pool

Barton Sprins Pool | Paulo Basso Jr.

A Barton Sprins Pool é uma das áreas mais divertidas do Zilker Park, um dos pulmões verdes de Austin. Trata-se de uma piscina pública de água natural, que funciona como uma espécie de praia na capital do Texas.

Nos meses mais quentes do ano, o local, cuja entrada é cobrada (cerca de US$ 10 por pessoa), fica lotado. O tíquete vale para o dia todo e permite entrar na água (prepare-se, pois ela está sempre gelada), tomar sol nos gramados, curtir a sombra das árvores e, principalmente, ver e ser visto.

Topless por lá é permitido. Não há venda de comidas e bebidas lá dentro, mas você pode levar da rua. As bebidas alcoólicas, por sua vez, são proibidas.

Outras atrações em Austin

  • Lake Travis e Mount Bonnell 

Tirolesa no Lake Travis | Divulgação

Quem tiver mais tempo pode explorar outras atrações e aumentar a lista de o que fazer em Austin. Uma boa dica, por exemplo, é ir ao The Oasis, no Lake Travis, a 35 minutos de carro do centro da cidade. O pôr do sol ali, com vista para o lago, é de arrasar.

Os fãs de aventura, por sua vez, podem fazer tirolesa na região, Ou, ainda, encarar o hiking no Mount Bonnell para ter uma linda vista do Rio Colorado.

[info_box title="Mais restaurantes em Austin"]

Pedi a um amigo que mora na região para dar outras dicas de restaurantes em Austin, além dos citados neste texto, uma vez que não tive tempo de visitar mais opções e a gastronomia por lá é tão valorizada. Veja a lista:

  • Foreign & Domestic
  • The Backspace
  • Sawyer & Co
  • Uchiko
  • Clark's Oyster Bar
  • Peche
  • Fonda San Miguel
  • Barley Swine
  • Contigo
  • Casa Colombia
  • Salty Sow

[/info_box]

Onde ficar em Austin

  • Hyatt Place Austin Downtown

| Reprodução

Fica bem localizado, perto das baladas da 6th Street e das opções de compras e restaurantes da S Congress Ave. De lá, dá para caminhar tranquilamente até muitas atrações da lista de o que fazer em Austin, como o Capitólio do Texas e a Congress Ave Bridge, para ver os morcegos.

Faça aqui sua reserva no Hyatt Place Austin Downtown

  • Fairmont Austin

Para quem busca conforto, esta é uma das melhores opções da cidade. Está localizado em Downtown, perto das grandes atrações de Austin.

Faça aqui sua reserva no Fairmont Austin

  • The Carpenter Hotel

Este hotel é uma boa para quem quer fugir de Downtown e, mesmo assim, ficar bem localizado. Está perto da Barton Sprins Pool e de outras atrações imperdíveis da lista de o que fazer em Austin.

Faça aqui sua reserva no The Carpenter Hotel

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também