Home
Notícias
2 anos de guerra: Zelensky publica vídeo sobre a data e fala de 'paz justa'
Notícias

2 anos de guerra: Zelensky publica vídeo sobre a data e fala de 'paz justa'

publisherLogo
Aventuras Na História
24/02/2024 15h56
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16072889/original/open-uri20240224-18-wnrkqd?1708791070
©Reprodução / Instagram / @zelenskyy_official
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No mesmo campo de aviação que testemunhou o início da invasão russa em grande escala há dois anos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um discurso emocionado aos ucranianos neste sábado, 24.

Imagens publicadas pelo líder nas redes sociais mostram destroços de aviões e equipamentos de aviação espalhados pelo campo de aviação Hostomel, um símbolo da resistência ucraniana.

Em sua fala, Zelensky agradeceu ao povo ucraniano pela bravura e pelos sacrifícios feitos durante os últimos 730 dias de guerra. Ele também insistiu que a Ucrânia terá sucesso e pediu que os cidadãos e soldados mantenham a esperança na vitória.

"Hoje, infelizmente, cada um de nós tem alguém para guardar um momento de silêncio e honrar a memória. Juntos, inclinamos nossas cabeças; 730 dias de dor. Mas, ao mesmo tempo, 730 dias de esperança”, disse Zelensky.

Uma nação que sobreviveu aos primeiros três dias. E não caiu no quarto. E venceu no quinto dia. E então um mês. E então seis meses. E, agora, dois anos. Estamos lutando por isso. Por 730 dias de nossas vidas. E nós venceremos. No melhor dia das nossas vidas”, completou.

Local simbólico

As tropas aerotransportadas russas tentaram capturar o aeroporto Hostomel, localizado nos subúrbios de Kiev, em 24 de fevereiro de 2022, o primeiro dia da guerra. Houve combates ferozes enquanto a Rússia tentava enviar paraquedistas para tomar a capital Kiev, a poucos quilômetros de distância.

A escolha de Hostomel como local para o encontro de autoridades ucranianas com líderes ocidentais neste sábado reforça o simbolismo do local como um marco da resistência ucraniana à invasão russa, segundo a CNN Brasil.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também