'Alcatraz dos jacarés': Trump inaugura centro de detenção em pântano da Flórida

Aventuras Na História






O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa nesta terça-feira, 1º, da inauguração de um centro de detenção de imigrantes apelidado de “Alcatraz dos jacarés”, construído num pântano da Flórida, área repleta de répteis.
Críticos consideram a prisão desumana, enquanto ambientalistas condenam sua instalação em área protegida. A Casa Branca, no entanto, abraçou o apelido, comparando o local à famosa prisão de Alcatraz, na Baía de São Francisco — que Trump, inclusive, já manifestou interesse em reabrir.
“Só há uma estrada que leva à entrada, e a única saída é um voo só de ida. É isolado e cercado por vida selvagem perigosa e terreno implacável”, disse a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, nesta segunda-feira, 30, em coletiva.
Perguntada se os jacarés faziam parte do “design” da prisão, Karoline respondeu: ”Quando você tem assassinos, estupradores e criminosos hediondos em um centro de detenção cercado por jacarés, sim, eu acho que isso os impede de tentar escapar”. Apesar do discurso focado em criminosos violentos, muitos imigrantes detidos na repressão não têm acusações criminais.
A prisão
O centro foi erguido num antigo campo de pouso, no coração dos Everglades, área de manguezais, pântanos e rios de grama, habitat de cerca de 200 mil jacarés — animais que podem chegar a 4,5 metros. Embora ataques sejam raros, autoridades acreditam que a presença dos répteis serve como "barreira natural".
O projeto, que inclui tendas e outras estruturas, custará à Flórida cerca de US$ 450 milhões (cerca de R$ 2,4 bilhões) anuais, informou a Reuters. O estado poderá tentar obter reembolso parcial junto à Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema), segundo Tricia McLaughlin, porta-voz do Departamento de Segurança Interna (DHS).
O secretário de Justiça da Flórida, James Uthmeier, defendeu a prisão afirmando que a vida selvagem local reduzirá custos com segurança. "Tenho orgulho de apoiar o presidente Trump e a secretária Noem em sua missão de resolver de uma vez por todas o nosso problema com a imigração ilegal. A ‘Alcatraz dos Jacarés’ e outras instalações da Flórida farão exatamente isso", disse em comunicado.
Organizações pró-imigrantes criticaram o centro. Para Mark Fleming, do National Immigrant Justice Center, a prisão cria um sistema paralelo sem controle federal:
“O fato de que o governo e seus aliados sequer considerem uma instalação temporária tão grande com prazo tão curto, sem plano claro para equipe médica e outros serviços essenciais, no meio do calor do verão da Flórida, demonstra o desprezo frio pela saúde e segurança das pessoas que pretendem aprisionar ali. É simplesmente revoltante”.
Desde que reassumiu o cargo, Trump já enviou migrantes para Guantánamo e para prisões em El Salvador. A instalação na Flórida integra seu esforço de expandir a capacidade de detenção e aumentar o número de agentes encarregados de capturar imigrantes ilegais.


