Conclave: Saiba quando será feito o primeiro anúncio da eleição do papa

Aventuras Na História






O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 6, os horários previstos para o término das votações do conclave que começa nesta quarta-feira, 7, com a primeira fumaça devendo aparecer por volta das 14h no horário de Brasília (19h em Roma), na chaminé da Capela Sistina. A cor da fumaça — preta ou branca — indicará se os cardeais elegeram ou não o novo papa.
Ritos e protocolos
No primeiro dia, há apenas uma rodada de votação, realizada após o juramento solene dos cardeais e uma meditação conduzida pelo pregador oficial da Casa Pontifícia, cardeal Raniero Cantalamessa.
Os cardeais serão confinados na Capela Sistina por volta das 16h30 (11h30 no Brasil) e, conforme explicou à imprensa internacional o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a primeira fumaça não aparecerá antes das 19h locais.
A partir de quinta-feira, 8, o ritmo se intensifica com duas votações pela manhã e duas à tarde. A fumaça pode surgir em dois horários distintos: por volta de 10h30 (5h30 no Brasil) ou ao meio-dia (7h); e às 17h30 (12h30 no Brasil) ou 19h (14h).
As regras do conclave permitem até 12 dias de votação, com pausas previstas para reflexão e oração caso não haja consenso até o quarto dia. Nesses casos, os cardeais interrompem o processo no quinto dia e retomam no sexto. Novas pausas podem ocorrer no sétimo e no décimo dias, como já estabelecido.
Se ao final do 12º dia ainda não houver um eleito, o procedimento muda: os cardeais passam a escolher entre os dois nomes mais votados no 34º escrutínio, mantendo-se, porém, a exigência de dois terços dos votos para a escolha ser válida.
O conclave reúne 133 cardeais com direito a voto — todos com menos de 80 anos — que ficarão isolados em acomodações dentro do Vaticano durante todo o processo.


