Home
Notícias
'Francisco asiático': cardeal causa polêmica ao cantar música que questiona religiões
Notícias

'Francisco asiático': cardeal causa polêmica ao cantar música que questiona religiões

publisherLogo
Aventuras Na História
29/04/2025 14h03
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16515877/original/open-uri20250429-56-16zaewy?1745940130
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O cardeal filipino Luis Antonio Tagle, conhecido como "Francisco asiático", é tido como um dos favoritos no conclave. No entanto, um vídeo do religioso cantando Imagine, de John Lennon, viralizou nas redes sociais e gerou controvérsia às vésperas da escolha do novo papa.

Na gravação, feita em 2019 e recentemente resgatada por um site católico canadense crítico do pontificado de Jorge Mario Bergoglio, Tagle entoa um trecho da canção: “Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Espero que algum dia você se junte a nós e o mundo será um só.” A publicação descreve a música como um "hino ateu que rejeita a religião, o céu e a realeza de Cristo", e questiona se o gesto do cardeal seria "escândalo ou ignorância".

A canção, escrita por John Lennon em 1971 e inspirada em poemas de Yoko Ono, frequentemente é associada a mensagens de paz, mas possui versos que desafiam fundamentos religiosos, como “Imagine que não exista paraíso... nenhum inferno sobre nós... e nenhuma religião também.” Por isso, o uso da música por um alto membro da Igreja causou desconforto entre setores mais conservadores.

Versão abreviada

De acordo com o portal UOL, fontes próximas ao cardeal afirmaram ao jornal italiano La Stampa que a versão apresentada por Tagle foi abreviada e não incluiu os trechos que atacam a religião ou o cristianismo. Ainda assim, o vídeo reacendeu debates sobre sua imagem pública, justamente em um momento decisivo para o futuro da Igreja.

Segundo fontes da imprensa italiana, Tagle ficou preocupado com a repercussão e vê a publicação do vídeo como parte de uma tentativa de difamação promovida por adversários internos, que desejam enfraquecer sua candidatura ao papado.

Veja no Twitter
twitter

▶️¿FUTURO PAPA? | ​​​​​​​​​​​​👀

Así cantaba "Imagine" el cardenal Luis Antonio Tagle.😳

El filipino fue muy cuestionado por sectores de la Iglesia católica por cantar una música que dice soñar con un mundo "sin cielo, infierno ni religiones".😱pic.twitter.com/aXya6JVw4n

April 26, 2025

Tagle já era considerado um possível papável no conclave de 2013, que elegeu o papa Francisco. Em 2019, foi nomeado pelo próprio Francisco para um dos cargos mais estratégicos do Vaticano, o que ampliou sua influência e experiência na administração central da Igreja.

Popular entre fiéis e conhecido por seu carisma, empatia e proximidade com os mais pobres, Luis Antonio Tagle é frequentemente comparado ao papa argentino por seu espírito reformista — o que alimenta tanto esperanças quanto resistências dentro da Igreja.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também