Home
Notícias
Garrafa de 119 anos contendo mensagem é encontrada em teatro na Escócia
Notícias

Garrafa de 119 anos contendo mensagem é encontrada em teatro na Escócia

publisherLogo
Aventuras Na História
10/03/2025 17h55
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16480102/original/open-uri20250310-17-p5g5iu?1741632902
©Divulgação/Mike Hume
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Enquanto trabalhava na restauração do Teatro do Rei, em Edimburgo, na Escócia, um historiador decidiu tocar uma coroa de gesso que enfeitava o local. Para sua surpresa, ele encontrou escondida ali dentro uma garrafa de vidro com 119 anos de idade, contendo uma mensagem preservada ao longo de mais de um século.

Meses após o achado, uma equipe de especialistas conseguiu acessar o conteúdo da garrafa: uma lista de nomes escrita em um pedaço de papel.

O documento remonta a outubro de 1906, dois meses antes da inauguração oficial do teatro, e registra os nomes das pessoas que participaram da construção do edifício — desde arquitetos até desenhistas, estucadores e aprendizes. A descoberta é considerada uma homenagem silenciosa aos trabalhadores que ajudaram a erguer um dos teatros mais emblemáticos de Edimburgo.

“Esse é o tipo de descoberta que todos esperam em um projeto dessa escala”, afirmou Mike Hume, doador e responsável pela obra de restauração, ao jornal Scottish Field.

Para revelar o conteúdo da garrafa sem danificar seu interior, o Scottish Conservation Studio removeu com cuidado o selo de gesso e a tampa. No entanto, o rolo de papel estava tão delicado que não foi possível retirá-lo pelo gargalo.

Conteúdo revelado

Segundo o portal Galileu, a solução veio em março deste ano, quando Laura Clair, técnica em vidro do Edinburgh College of Art, removeu cuidadosamente a base da garrafa. O momento foi registrado em vídeo e publicado na conta oficial do teatro no Instagram.

“É surpreendente pensar que essa cápsula do tempo da história ficou escondida à vista de todos por quase 120 anos, testemunhando silenciosamente os inúmeros rostos famosos - e artistas da comunidade de Edimburgo – que passaram pelo palco do King's”, destacou Mike Hume.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também