Ministra se manifesta após ataque à Mona Lisa: 'Nenhuma causa justifica'

Aventuras Na História








No último domingo, 28, duas ativistas jogaram sopa em uma das obras de arte mais famosas do mundo, a ‘Mona Lisa’ de Leonardo da Vinci. Após o ataque à obra, protegida por um vidro blindado no Museu do Louvre, a ministra da cultura francesa, Rachida Dati, se manifestou e condenou o ataque.
A Mona Lisa, como nosso patrimônio, pertence às gerações futuras. Nenhuma causa pode justificar que ele seja tomado como alvo! Comunico todo meu apoio aos funcionários do museu do Louvre", declarou a ministra em suas redes sociais.
Conforme repercutido pelo jornal O Globo, com informações da AFP, o museu também esclareceu que a obra não sofreu nenhum dano e que irá prestar queixas contra as ativistas responsáveis pelo ataque.
O incidente
Em um vídeo que rodou o mundo, é possível observar o momento exato em que as manifestantes ultrapassam o cordão de segurança e atiram sopas na pintura, enquanto pedem aos gritos por "alimentação saudável e agricultura sustentável".
Em seguida, a dupla de ativistas mostram suas camisetas com os dizeres “Resposta Alimentar”, como parte da manifestação em prol da criação de um sistema de segurança social para alimentos sustentáveis.



