Home
Notícias
Norte-coreano cruza a fronteira e é detido pelo Exército da Coreia do Sul
Notícias

Norte-coreano cruza a fronteira e é detido pelo Exército da Coreia do Sul

publisherLogo
Aventuras Na História
04/07/2025 11h26
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16554899/original/open-uri20250704-36-upeslp?1751630108
©Getty Imagens
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na quinta-feira, um civil norte-coreano atravessou a fronteira terrestre com a Coreia do Sul, na Zona Desmilitarizada (DMZ), e foi capturado após uma extensa operação realizada pelo Exército sul-coreano.

Segundo o Estado-Maior da Coreia do Sul, o Exército identificou o indivíduo nas proximidades da Linha de Demarcação Militar e iniciou uma operação de vigilância e rastreamento antes de efetuar sua captura. De acordo com o portal O Globo, a ação durou cerca de 20 horas e envolveu o deslocamento de um número expressivo de soldados em uma área de difícil acesso, marcada por vegetação densa e risco de minas terrestres.

As autoridades informaram que o caso será investigado por órgãos competentes, uma vez que a travessia ocorreu no trecho centro-oeste da linha de demarcação. Geralmente, norte-coreanos que chegam ao território sul-coreano passam por interrogatórios conduzidos pelos serviços de inteligência.

Travessia rara

Embora a maioria das fugas do Norte para o Sul ocorra por rotas alternativas, como a China ou países terceiros, cruzamentos diretos pela DMZ — uma zona tampão com 4 km de largura, repleta de armadilhas explosivas — são extremamente raros. Desde o fim da Guerra da Coreia (1950–1953), mais de 34 mil norte-coreanos conseguiram escapar para o sul.

Em junho, durante seu discurso de posse, o novo presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, de centro-esquerda, afirmou estar disposto a buscar o diálogo com Pyongyang — postura que contrasta com a de seu antecessor, Yoon Suk Yeol, destituído do cargo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também