Home
Notícias
Quem é e porque foi solto o principal suspeito do caso Madeleine McCann
Notícias

Quem é e porque foi solto o principal suspeito do caso Madeleine McCann

publisherLogo
Aventuras Na História
18/09/2025 20h04
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quase vinte anos após o desaparecimento de Madeleine McCann, o principal suspeito do caso, Christian Brückner, está em liberdade. Aos 48 anos, ele deixou nesta quarta-feira, 17, o presídio de Sehnde, próximo a Hanover, na Alemanha, após cumprir pena por um crime sem relação com a menina britânica. A saída ocorreu em um Audi preto, conduzido por seu advogado e sob escolta policial.

Brückner havia sido condenado pelo estupro de uma americana de 72 anos em Portugal, em 2005. Mesmo em liberdade, seguirá monitorado por meio de tornozeleira eletrônica.

Segundo o porta-voz da polícia local, Lars Dehnert, a soltura foi realizada “da maneira mais tranquila possível” e a escolta se limitou a um breve trajeto. “Com isso, nossa operação policial foi encerrada. Não sabemos para onde Christian irá”, disse ele à BBC.

O advogado de Brückner, Philipp Marquort, declarou que o cliente está “aliviado que todo o processo de libertação tenha terminado”. Ele afirmou saber o paradeiro do cliente, mas não revelou detalhes, uma vez que ele precisaria “se acalmar antes de sua próxima audiência no tribunal”.

Provas insuficientes

De acordo com informações do portal BBC, embora nunca tenha sido formalmente acusado pelo desaparecimento de Madeleine, os promotores alemães dizem ter indícios de que Brückner estava na região da Praia da Luz, em Portugal, no dia em que a menina sumiu, em maio de 2007. Entre as evidências, estão registros de celulares. No entanto, as investigações não reuniram provas suficientes para apresentar uma acusação.

Brückner, que viveu por anos no Algarve, tem um longo histórico criminal, tendo sido condenado por abuso sexual de crianças em 1994 e 2016, além de outros crimes sexuais. 

A pequena Madeleine McCann – Arquivo Pessoal

Investigação

Em 2023, investigadores realizaram buscas nas proximidades da barragem do Arade, a cerca de 50 quilômetros da Praia da Luz, onde Madeleine McCann desapareceu. Eles concluíram que Christian Brückner esteve na região entre 2000 e 2017 e possuía fotos e vídeos feitos nos arredores do reservatório. Porém, no ano seguinte, em outubro de 2024, o suspeito foi absolvido por um tribunal alemão de acusações de crimes sexuais supostamente cometidos em Portugal nesse mesmo período, sem relação com o caso McCann.

É importante mencionar que as diferenças entre os sistemas judiciais da Alemanha e do Reino Unido também pesam sobre a investigação. Enquanto autoridades alemãs sustentam a suspeita de que Brückner possa ter assassinado Madeleine, a polícia britânica ainda trata o episódio como desaparecimento.

Desde 2011, a Operação Grange, conduzida pela Polícia Metropolitana de Londres, já consumiu mais de 13,2 milhões de libras (cerca de R$ 93 milhões). Vale destacar que, no mês de abril, o governo britânico autorizou novo repasse de 108 mil libras (aproximadamente R$ 760 mil) para manter a investigação ativa.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também